Geral

Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul Foto: Reprodução/Redes sociais

 

O candidato Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (30), no segundo turno das Eleições 2022. O político obteve mais de 3,3 milhões de votos, quantidade que representa 57,10% dos votos válidos, até a totalização de 89,6% das urnas. Segundo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele já é considerado matematicamente eleito. 

Leite é o primeiro governador reeleito pelo Estado desde que a reeleição foi instituída no país, em 1998. Ele concorria ao Executivo gaúcho contra Onyx Lorenzoni (PL), que ficou com 42,9% dos votos válidos.

O vice-governador gaúcho será Gabriel Souza (MDB). A chapa também contou com o apoio de outros partidos, como Cidadania, que compõe federação com o PSDB, União Brasil e Podemos.

Eduardo Leite é natural de Pelotas, já foi vereador e também prefeito do município. Ele ganhou notoriedade por medidas como a reforma da Previdência dos servidores estaduais e dos militares e por regularizar pagamento de salários do funcionalismo, que vinham sendo pagos de forma parcelada há vários meses. 

O político chegou a ser apontado como pré-candidato a presidente, mas perdeu as prévias do partido tucano para o então governador de São Paulo, João Doria. Neste ano, Leite se afastou do cargo de governador para focar na campanha eleitoral.

 

Por Mariana Passuello

DC / NSC Total

Outras Notícias