Geral

Censo 2022 começa nesta segunda-feira (1)

Recenseadores do IBGE vão estar uniformizados com colete, boné e um crachá com QR Code para comprovar a identidade.

Censo 2022 começa nesta segunda-feira (1) Foto: Reprodução/IBGE

 

A população brasileira começou a ser recontada, de forma detalhada, nesta segunda-feira (1). Foi dado início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Até o início de novembro, mais de 183 mil recenseadores, devidamente identificados, estarão nas ruas de todos os 5.570 municípios brasileiros. A missão deles é entrevistar um morador de cada domicílio do país. Ao todo, segundo o IBGE, eles visitarão 89 milhões de endereços, sendo residenciais cerca de 75 milhões.

A pesquisa nacional é realizada a cada 10 anos e, com base nesse cronograma, deveria ter sido feita em 2020. O Censo foi adiado inicialmente em razão da pandemia de Covid-19. Mas em 2021 sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.

O recenseamento ocorre após 150 anos do primeiro que registrou quase dez milhões de moradores no país. Hoje, a população brasileira é estimada em cerca de 215 milhões de pessoas.

As informações do Censo são essenciais para a definição de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

Até o início de novembro, os recenseadores estarão visitando cada um dos domicílios do país, incluindo aldeias indígenas. Além disso, pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas serão contabilizados.

Segundo o IBGE, os primeiros resultados do Censo 2022 devem ser divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

 

Questionário básico levará 5 minutos para ser respondido, diz IBGE

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido, segundo o IBGE. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado será aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

 

Fique atento a identificação do recenseador

No Brasil, mais de 183 mil recenseadores do IBGE estarão nas ruas. Em Santa Catarina, o trabalho de coleta será realizado por 6.761 recenseadores que vão estar uniformizados com colete do IBGE, boné do censo, um crachá com QR Code para comprovar a identidade, além de um dispositivo móvel de coleta.

A expectativa é visitar cerca de 2,4 milhões de domicílios catarinenses.

 

Com informações da ACAERT e g1

 

Outras Notícias