Geral

20 de setembro - Dia do Gaúcho; Entenda a origem da data

20 de setembro - Dia do Gaúcho; Entenda a origem da data A data recorda o início da Revolução Farroupilha em 1835 - Foto: Silvio Avila/Getty Imagens

 

Nesta terça-feira, 20, é celebrado o Dia do Gaúcho, umas datas mais importantes para a história do Rio Grande do Sul. A data é marcada por diversos desfiles ao redor do estado e recorda o início da  Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835.

 

O que aconteceu no dia 20 de setembro?

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam.

Os estancieiros gaúchos estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro. Nesta época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque (carne seca) e a insatisfação dos estancieiros, era referente a cobrança de impostos realizada pelo governo.

O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por parte do território do Rio Grande do Sul, onde iniciou também uma vontade separatista do estado pelo Brasil. 

A revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845, com um acordo de paz entre as partes.

 

Fonte: Exame

 

Outras Notícias