Trânsito

Recursos para recuperação da ponte na BR 470 em Ibirama estão garantidos pelo DNIT

Entre as melhorias estão o alargamento das faixas, acostamento nos dois lados, barreira de concreto nas laterais e passagem de pedestres.

Recursos para recuperação da ponte na BR 470 em Ibirama estão garantidos pelo DNIT Foto: Divulgação

A ponte que liga os municípios de Ibirama e Apiúna no Alto Vale do Itajaí passou por uma vistoria na tarde desta segunda-feira (27) pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura) e pelo Deputado Estadual Jerry Comper.

O engenheiro Cristhiano Zulianello  chefe da divisão do DNIT de Rio do Sul acompanhou o parlamentar na vistoria. Foram anunciadas melhorias como alargamento das faixas, acostamentos nos dois lados, barreira de concreto nas laterais e passagem para pedestres. Segundo o DNIT em maio será realizado a licitação para a realização destes serviços, pois o departamento já possui o ante-projeto pronto.

Foram garantidos recursos para reforma da estrutura que já apresenta problemas estruturantes desde 2016. Para o deputado Jerry essa obra é muito importante, pois a BR 470 liga a região oeste ao litoral do estado com grande fluxo de veículos. “ Fizemos um contato com o Deputado Federal Peninha, com o Superintendente do DNIT em Santa Catarina Ronaldo Carioni, com os Senadores Dário Berger e Jorginho Mello  para alertar sobre a situação desta ponte. Prontamente fui atendido e já recebemos essas boas noticias do Cristiano do DNIT aqui de Rio do Sul que já existe recurso para a recuperação da ponte inclusive com melhorias”. Destacou o Deputado Jerry.  

A ponte foi construída na década de 70 junto com a construção da rodovia. A ultima grande reforma aconteceu nos anos 90 e na época ficou sendo feito o sistema com semáforo siga e pare. O DNIT classifica a estrutura como risco nível 2 em uma escala que vai até 5. O principal problema da ponte é a corrosão de armadura, mas segundo os engenheiros não apresenta risco de queda.

O chefe de gabinete do Deputado Federal Peninha, Rafael Pezentti também acompanhou a vistoria e disse que o parlamentar tem ajudado muito através das suas emendas a BR 470. “Recentemente o Peninha destinou por exemplo 7,9 milhões para a construção de um viaduto na cidade de Pouso Redondo e aqui em Ibirama não será diferente” destacou Rafael.

 

Por Assessoria Deputado Jerry Comper

Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Outras Notícias