Trânsito

Dnit anuncia recuperação de túnel em Rio do Sul

Novo acidente chama atenção da comunidade para segurança da estrutura que aguarda melhorias há anos.

Dnit anuncia recuperação de túnel em Rio do Sul Foto:CRS/DAV

 

Após mais um acidente no túnel do bairro Fundo Canoas em Rio do Sul, que chegou a ficar interditado, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) anunciou que vai iniciar nos próximos dias a recuperação da estrutura que aguarda melhorias há vários anos e que é motivo de preocupação da comunidade. O local registra acidentes com frequência e duas pessoas já morreram atingidas por um veículo que despencou da BR-470.

O superintendente do Dnit, Cristhiano Zulianello, explica que as melhorias já estavam previstas desde 2020, mas que o contrato de manutenção da rodovia foi assinado somente há alguns dias. “Já estava previsto desde o ano passado no novo orçamento de manutenção da rodovia a recuperação do túnel, mas o contrato foi licitado só agora em agosto”, disse.

Ele comenta que o órgão fará a recuperação completa que inclui diversas melhorias como a recolocação das chapas metálicas, concretagem e a boca do túnel será refeita com a instalação de uma nova viga já que a que existe no local ficou pendurada no último acidente. “Vamos aterrar em cima do túnel também e quero substituir até o final do ano essa barreira metálica por uma de concreto armado do tipo New Jersey que é como aquelas instaladas na Estrada Blumenau. Isso para evitar que caso o caminhão venha a colidir ele capote por cima do túnel. A ideia é que essa barreira conduza ele adiante e não se despedace como a barreira metálica”, afirmou.

Outra medida prevista, segundo o Dnit é o reforço da sinalização tanto horizontal quanto vertical. “Quero colocar aquelas placas de 6,5,4,3,2,1 e colocar no chão aquelas faixas de estímulo a redução de velocidade que são faixas em relevo transversais ao pavimento que alertam o usuário que tem uma coisa diferente ali na frente”.

Para evitar novos danos ao túnel depois que as melhorias forem concluídas o superintendente do órgão ressalta que vai avaliar junto a Prefeitura de Rio do Sul a possibilidade de colocar na estrutura um limitador de altura. “Uma espécie de trave, um pórtico parecido com o que tem na ponte do Bairro Rainha para evitar novos danos ao túnel por veículos que estão passando por baixo dele. Essa é uma passagem para veículos de pequeno porte e não dá para ficar passando caminhão grande ali. A rota de veículos pesados é lá na rótula do Canoas e não por baixo do túnel”.

Christiano não informou o valor que será gasto para recuperação da estrutura. Disse apenas que a licitação para definir o vencedor do contrato de manutenção foi realizada na semana passada e que nos próximos dias deve ser homologado o resultado e assinado o contrato. “Tão logo seja assinada a ordem de serviço vamos providenciar que a empresa faça a encomenda das chapas já que são pouquíssimas fábricas que fazem no Brasil e o mais breve possível queremos reconstruir o túnel”, concluiu Zulianello.

Comunidade cobra mais planejamento

Jeferson Vieira mora próximo ao túnel e conta que desde a construção da estrutura nunca foi avaliado o crescimento da região e o fato de que esse é o principal acesso a vários bairros de Rio do Sul e estruturas importantes como a UPA e o Presídio Regional. “O túnel está obsoleto. Não é em função dos acidentes e a paralisação do trânsito que precisamos de melhorias. É preciso ampliar e melhorar os acessos então a comunidade aqui fica apreensiva em diversos momentos como ontem quando muitos tiveram que aguardar e outros tantos tiveram sua mobilidade reduzida. Na minha opinião precisa de uma reformulação, não só melhorias para reduzir a velocidade ou dificultar ainda mais a logística de transporte. O que existe sim é uma necessidade de planejamento que precisa ser a médio e longo prazo, não podemos depender unicamente do túnel que em épocas de cheias tem o acesso prejudicado ”, opina.

 

Por Helena Marquardt

Diário do Alto Vale

Outras Notícias