Trânsito

Área Central de Ituporanga será novamente fiscalizada por lombadas eletrônicas e furões

Área Central de Ituporanga será novamente fiscalizada por lombadas eletrônicas e furões Rua Governador Jorge Lacerda (Foto: Divulgação)

Lombadas eletrônicas e aparelhos conhecidos como furões serão instalados a partir de segunda-feira, dia 10, no perímetro urbano de Ituporanga. Haverá doze pontos que vão multar quem ultrapassar os 50 quilômetros por hora e dez furões nas principais sinaleiras da área central.

A locação e a instalação dos equipamentos serão realizadas pela Focalle Engenharia Viária empresa que venceu a licitação. A escolha dos locais seguiu a base de dados do Departamento de Trânsito (Demutran) através de estudo técnico.

“Vamos utilizar os mesmos locais onde havia as lombadas eletrônicas e furões. São pontos considerados críticos e que exigem um controle maior, devido ao alto índice de acidentes graves e registro de mortes”, esclarece a diretora do Demutran, Eliana Damann.

Na licitação, além das doze lombadas eletrônicas foram contratados três furões a mais que a licitação anterior, totalizando dez no perímetro urbano. A diretora do Demutran explica que o objetivo deste equipamento é monitorar o motorista que avançar o sinal vermelho ou que parar sobre a faixa. O furão também multa quem trafegar acima da velocidade permitida.

“Ainda estamos analisando onde serão instalados esses três novos equipamentos. Mas deverá ser no cruzamento da rua Governador Jorge Lacerda com a João Carlos Thiesen ou na Governador Jorge Lacerda com a rua Castelo Branco”, explica Eliana Damann.

Com a substituição, será possível fazer contagem em tempo real dos veículos. Câmeras de melhor resolução serão instaladas, medida que auxiliará a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no monitoramento de veículos.

Após a instalação, os equipamentos só dependem de aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para começar a funcionar. Serão investidos mais de R$2 milhões para manutenção dos serviços até 2020.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias