Segurança

Rede de Vizinhos já é realidade em Atalanta

Rede de Vizinhos já é realidade em Atalanta Fotos: Divulgação

Na ultima quarta-feira, 2, foi realizada a reunião que determinou a criação da Rede de Vizinhos na cidade de Atalanta. A fase de estruturação iniciou no dia 24 de junho, quando ocorreu a primeira reunião com a comunidade.

No primeiro encontro, o comandante da 4ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitão Vanilo Vignola, juntamente com o efetivo lotado em Atalanta, apresentou o programa Rede de Vizinhos às lideranças do município.

Naquela ocasião, na fase de estruturação, foi estabelecido o canal de comunicação, com a criação de um grupo em aplicativo de troca de mensagens. Durante esse período, os policiais juntamente com a comunidade expandiram a abrangência do programa, bem como iniciaram a plotagem da identificação visual do programa.

Desenvolvido pela Polícia Militar, em Santa Catarina, o principal foco do programa é coibir a criminalidade e, consequentemente, diminuir o número de roubos e furtos, além dos policiais passarem dicas de segurança, como iluminação, ruas pavimentadas, galhos de árvores podados em quintais, para deixar a casa bem a vista, e outros cuidados elementares. “Temos exemplos de outros locais, onde já se constatou a redução destes índices. Para este início, em Atalanta, 66 pessoas já começarem participando é um número bem expressivo e significativo para o sucesso da ação”, argumentou o comandante da 4ª Cia, capitão Vanilo Vignola.

 

 

A Rede de Vizinhos consiste na união de pessoas, que criam um grupo em um aplicativo de conversas, gerido pela PM e por um integrante da comunidade, com intuito de se inteirar sobre as situações de segurança do local. “As placas padronizadas e colocadas na residência ou comércio servem para inibir qualquer malfeitor que queira praticar algum crime. Isso porque uma pessoa que chega para furtar ou roubar, quando ver a placa, pode se sentir inibida a praticar o crime”, explicou o comandante do Destacamento de Atalanta, soldado José Ademir Fonseca.

 

 

Na reunião desta quarta-feira, 2, o comandante da 4ª Cia do 13º BPM trouxe para comunidade de Atalanta exemplos de sucesso do programa em outros municípios, onde o Rede de Vizinhos já está em funcionamento. Além disso, o capitão Vignola aproveitou a oportunidade para apresentar várias orientações sobre segurança residencial e comercial.

Nos próximos meses o objetivo é ampliar o número de participantes da Rede de Vizinhos no município como também a implantação nos demais municípios da Comarca de Ituporanga.

 

 

Outro projeto que já está em fase de implantação na cidade é a Patrulha Rural, que visa também garantir mais segurança nas propriedades rurais do município, além de estabelecer contato direto da PM com os moradores rurais. Será realizado um mapeamento das propriedades, identificação com placas, bem como, orientações visando garantir maior segurança das regiões do interior do município.

 

Texto: soldado Fernando e Giacomo Miranda

Por: Agente Temporária Eliane Da Luz

Outras Notícias