Segurança

Policiais militares são habilitados ao uso do dispositivo eletrônico de controle

Policiais militares são habilitados ao uso do dispositivo eletrônico de controle Fotos: Divulgação

 

A 7ª Região de Polícia Militar (RPM), através do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Rio do Sul, realizou a habilitação de 115 policiais militares ao uso/emprego do dispositivo eletrônico de controle (DEC) Spark Z 2.0.

A instrução se processou em cinco ciclos, sendo as aulas ministradas durante o mês de maio. O treinamento obedeceu ao previsto no plano de ensino específico regulado pelo Departamento de Tiro da Polícia Militar de Santa Catarina.

 

 

 

Durante as instruções, foram repassados ao corpo discente informações de ordem teórica e prática. A grande maioria dos alunos foi submetida aos efeitos advindos da arma referenciada que atua no sistema nervoso periférico (sensorial e motor), ocasionando a incapacitação neuromuscular do agressor, que resulta na contração involuntária da musculatura.

 

 

O comandante do 13º BPM, tenente-coronel Renato Abreu destacou a importância do constante aprimoramento técnico-profissional, afirmando que “é fundamental que os policiais militares possuam a sua disposição várias alternativas táticas para o cumprimento da missão policial militar, recorrendo-se ao uso da força letal traduzido pelo emprego da arma de fogo somente em casos extremos em que os demais níveis de força não sejam suficientes para conter a agressão oferecida”.

 

 

 

 

O comandante ainda ressaltou que não basta que “o policial militar esteja capacitado para operar a arma, é fundamental que seja capaz de identificar as circunstâncias que legitimam o seu emprego, respeitando-se assim, o princípio da dignidade da pessoa humana e os direitos humanos, observando-se o expresso nos diversos diplomas internacionais e nacionais que regulam o uso da força na atividade policial”.

 

 

 

 

Texto: Major Egon Ferreira Platt Hemann – chefe do P-3/13º BPM

Por: Soldado Jerusa Fronza

Outras Notícias