Segurança

Polícia Militar inaugura galeria de imagens em Ituporanga

Polícia Militar inaugura galeria de imagens em Ituporanga Fotos: Divulgação

 

Na última sexta-feira, 14, a 4ª Companhia (Cia) do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) inaugurou a Galeria dos Ex-Combatentes da unidade. A solenidade aconteceu na sede da 4ª Cia, em Ituporanga.

A obra é resultado de uma pesquisa realizada durante um ano. Nela, foram inseridas imagens de policiais que serviram em Ituporanga desde o início das atividades da companhia, tendo como marco inicial o dia 2 de maio de 1949.

A galeria é um resgate histórico que teve início com a assunção do Comando da Delegacia de Polícia, pelo 3º sargento Fridolino Luiz Ferreira e os soldados Pedro Inácio de Souza e José Ramos da Silva, que formaram o Primeiro Grupo de Polícia Militar (PM) na Região de Ituporanga.

Anteriormente, no dia 14 de fevereiro de 1949, a PM já tinha presença marcante no recém-criado município, quando o tenente Olivério de Carvalho Costa foi nomeado como primeiro prefeito da cidade, permanecendo na corporação durante toda a transição até o dia 24 de setembro de 1949, enquanto aguardava as eleições ao cargo.

O trabalho de pesquisa e confrontação de informações realizado pelos policiais lotados em Ituporanga, subtenente da Reserva Remunerada (RR) Joel Alfredo Canale, subtenente Marcos José Amâncio, 3º sargento Sidney Will e cabo André Ricardo Ciriaco Gonçalves, chegou ao total de 96 militares registrados na Galeria dos Ex-Combatentes.

O evento contou com a presença do subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Cláudio Roberto Koglin, além de outras autoridades civis e militares.

 

 

 

 

 

Texto: Capitão Vanilo Vignola

Por: Soldado Jerusa Fronza

Outras Notícias