Segurança

Instrutores e Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio participam de Capacitação durante seis meses

Instrutores e Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio participam de Capacitação durante seis meses Foto: Divulgação

 

A noite da última quinta-feira (12) foi marcada pela formatura de 8 socorristas dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio. O evento ocorreu na sede dos Bombeiros Voluntários de Ibirama aonde outros 28 socorristas dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, Lontras e profissionais da área do SAMU, concluíram o curso e também se formaram em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades, bombeiros e familiares.

Os participantes concluíram o Curso de Capacitação Inicial em Suporte Básico nas Situações de Urgências e Emergências, realizado pelo IFC – Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú com parceria com a ABVESC – Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina, projeto que forma socorristas com as mais novas atualizações e portarias existentes.

O curso foi ministrado a todos os participantes nas dependências da sede dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, onde a grade curricular obedece a portaria Nº 2048, de 5 de novembro de 2002, e com protocolos também estabelecidos através do PHTLS – (Pré-Hospitalar ao traumatizado) 8ª edição, contando com 300 horas/aula e mais de 20 instrutores renomados.

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, Amarildo Molinari, destaca a importância destes socorristas concluírem o curso. “Este curso traz todas as novas atualizações na área da prestação do serviço pré-hospitalar, que hoje é a maior demanda de atendimentos dos bombeiros voluntários, e uma equipe bem preparada faz a diferença nestas situações, sejam elas emergências clínicas ou traumas diversos”.

O Comandante ainda parabeniza os participantes. “Quero aqui em nome da Diretoria e do Comando da corporação, parabenizar os nossos bombeiros voluntários e também das demais unidades e socorristas do SAMU, pela conclusão deste curso, pois através destes novos conhecimentos quem tem a ganhar são as próprias instituições e também a comunidade que receberá um atendimento de qualidade”.

Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, atendem aproximadamente 1900 ocorrências pré-hospitalar por ano, sendo elas emergências clínicas, traumas diversos e acidentes de trânsito e com o aumento gradativo das emergências, a corporação sempre busca a atualização dos protocolos, aperfeiçoamento das equipes com treinamentos constantes e novos cursos de formação com grade curricular atualizada.

 

Por Alex de Lima – Assessor de Imprensa e Comunicação Social

Outras Notícias