Segurança

Casep de Rio do Sul registra período de menor ocupação da história

Baixo número de internos motivou boatos de fechamento, mas Estado diz que unidade segue aberta.

Casep de Rio do Sul registra período de menor ocupação da história Foto: Arquivo/DAV

 

Trabalhando sempre com capacidade máxima, o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Rio do Sul vem registrando o período de menor ocupação da história. Atualmente a unidade conta com apenas quatro internos, baixo número que teria motivado boatos sobre um possível fechamento, informação que foi desmentida pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Após questionamento do Jornal Diário do Alto Vale sobre a informação da baixa ocupação, em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa informou que a demanda teria diminuído com a pandemia da Covid-19 e que a mesma situação é registrada em todas as unidades do estado.

Sobre os boatos de um possível fechamento devido a baixa ocupação, a Secretaria afirmou que o Estado não tem intenção de encerrar as atividades da unidade. “Inclusive foi renovado o contrato junto à Organização da Sociedade Civil, OSC, que administra o programa de atendimento, através do termo de aditivo 86646-2021”, informou o texto.

Ao falar sobre os projetos desenvolvidos para os internos, o Governo do Estado alegou que todo o trabalho é realizado normalmente independente da quantidade de internos e que a unidade encontra-se com as instalações, maquinários e estruturas prontas para o início do curso da Padaria Escola, aguardando apenas a finalização da inscrição junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA).

A nota diz ainda que atualmente o Casep de Rio do Sul desenvolve com os adolescentes outros projetos como produção de chás para uso da própria unidade, Yoga, artesanato, café filosófico, cinema, informática básica, violão, oficina de auxiliar administrativo e projeto de leitura e escrita.

 

Por Helena Marquardt

Diário do Alto Vale

Outras Notícias