Segurança

Bombeiros Voluntários e SAMU resgatam menino de 5 anos preso em tubulação no Alto Vale

Bombeiros Voluntários e SAMU resgatam menino de 5 anos preso em tubulação no Alto Vale Comunicação Social BVPG

 

Por volta das 18h deste domingo (17) os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio (SC) foram acionados para a cidade de Dona Emma, no campo municipal para resgate de um menor de 5 anos que ficou preso em uma tubulação.

De pronto os Bombeiros deslocaram uma equipe de resgate e acionaram o SAMU para suporte. No local foi constatado que o menor estava somente com a cabeça fora da tubulação. O menor foi acalmado e ficou sobre a observação da equipe do SAMU, enquanto os bombeiros realizavam o processo de operação de resgate, que levou em torno de 50 minutos.

Foi necessário realizar abertura de vala, para retirada de material e pressão da tubulação, para acesso aos membros inferiores. Todo processo foi feito com cautela e preservando o menor. Populares também auxiliaram os bombeiros no local de forma coordenada e organizada.

Durante a operação, a técnica de enfermagem Áurea, do SAMU de Witmarsum, conversava com o menor e disponibilizou seu celular com vídeos infantis para acalmá-lo.

A sincronia entre ambas as equipes, foi fundamental para a efetividade da operação.

Após todo trabalho cauteloso das equipes de resgate, foi possível acessar os membros inferiores da criança, sendo resgatado com maior facilidade e de forma segura.

Após a ação, o menor foi conduzido até a ambulância do SAMU estável e sem ferimentos, sendo avaliado e posterior, conduzido ao Hospital Maria Auxiliadora para atendimento médico.

Segundo a própria criança, ele foi brincar de "esconde-esconde" com seus amigos, quando acessou a tubulação e não conseguiu mais sair.

Trabalharam na ocorrência os bombeiros Subcomandante Alex que coordenou a operação, resgatistas Tolfo e Clynton, auxiliados pela bombeira Vieira e estagiária Elis. No SAMU atuaram o condutor socorrista Cleiton e técnica em enfermagem Áurea.

As equipes tiveram apoio da prefeitura de Dona Emma através de maquinário caso fosse necessário o emprego na operação.

Fonte: Comunicação Social BVPG

 

Outras Notícias