Segurança

15º BBM - Decreto cria batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Rio do Sul

15º BBM - Decreto cria batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Rio do Sul Fotos: Divulgação / CBMSC

A região de Rio do Sul passará a ter um batalhão próprio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Atendendo a uma demanda antiga da região, o Governo do Estado, pelo decreto 611, de 21 de maio, cria o 15º Batalhão de Bombeiros Militar, que trará autonomia e uma gestão de recursos específicos para atendimento.

“Essa é uma grande notícia para Rio do Sul, que há muito aguardava para instalar seu próprio batalhão. Isso permitirá mais autonomia e reforço da estratégia de atuação dos valentes profissionais que atuam na cidade e na região”, afirmou o chefe da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior.

A região de Rio do Sul pertencia ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, até então o maior de Santa Catarina, com sede em Lages, a 130 quilômetros de distância. A unidade atendia 48 municípios e passará a atender 19, enquanto o 15º Batalhão abrangerá 29 cidades. 

“Esta é uma demanda que já era solicitada ao CBMSC há alguns anos. No passado já houve tratativas para concretizar o 15º BBM, com o objetivo de proporcionar mais autonomia à região, que apesar do tamanho e importância ao Estado e ao CBMSC, ainda era subordinada a outro batalhão. Com a assinatura do governador Carlos Moisés poderemos criar esta unidade e beneficiar ainda mais a sociedade com um serviço de excelência”, explica o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.

Em 2019, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu 13.655 ocorrências, sendo que 6.470, o equivalente a 47%, foram nos 29 municípios que passarão a ser atendidos pela nova unidade. 

 


Batalhão de Rio do Sul foi ativado em 1973

 

Para a concretização desta transformação foi realizado um estudo, analisando a área atendida, as ocorrências e as peculiaridades da região. O quartel que abrigará a sede do batalhão foi ativado no local em 31 de março de 1973 e possui todas as condições de funcionamento, não necessitando de novos investimentos. 

A ativação do batalhão ocorrerá em junho. O comando-geral do CBMSC está realizando uma consulta interna para a definição do comandante do batalhão. 

Sobre os batalhões do CBMSC

Rio do Sul ganha o número de 15º pela ordem de criação nas regiões. Na ordem de criação o CBMSC possui como sede: Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Lages, Chapecó, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú e Xanxerê. Também existe o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), que não entra com numeração já que se trata de uma atividade específica, porém é ativado em Florianópolis.


Por Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - CBMSC

Outras Notícias