Segurança

13º Batalhão de Polícia Militar de Rio do Sul realiza solenidade alusiva ao seu 23º aniversário

13º Batalhão de Polícia Militar de Rio do Sul realiza solenidade alusiva ao seu 23º aniversário Fotos: Divulgação

Foi realizada na última sexta-feira, 14, a formatura de aniversário do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A solenidade aconteceu no quartel da Polícia Militar "Coronel Antônio Moacir Pereira", em Rio do Sul.

A solenidade teve início às 10h30, e contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Paulo Henrique Hemm, do comandante da 7ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Carlos Alberto Fritz Bueno, do comandante do 13º BPM,tenente-coronel Renato Abreu, entre outras autoridades civis e militares.

Após a incorporação das bandeiras Nacional e Estadual com a sua guarda, o comandante do grupamento formado apresentou os pelotões ao comandante do 13º BPM, dando início a solenidade, que contou com a presença da banda de música do 23º Batalhão de Infantaria de Exército Brasileiro.

 

Após leitura da história de criação do Batalhão em Rio do Sul, teve início as homenagens às instituições que prestaram fundamental apoio ao desenvolvimento das ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública desencadeadas por ocasião das cheias que assolaram o Alto Vale, nos meses de maio e junho deste ano.

Receberam homenagens as seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Rio do Sul,Polícia Militar Ambiental, Instituto Maria Auxiliadora (IMA) e Clube do Cavalo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dando continuidade, foram homenageados os policiais militares, alunos soldados e agentes temporários que participaram da 1ª Corrida com Obstáculos Militares, evento realizado em comemoração ao 23º aniversário do 13º BPM, bem como seus organizadores, capitão Vanilo Vignola, cabo Nilberto Machado, soldado Mariele Jonck e patrocinadores.

 

 

 

 

 

 

 

Ainda aconteceu a entrega da base móvel do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), adquirida com recursos do Poder Judiciário e Ministério Público de Santa Catarina.

 

 

Em seguida, foi realizada a entrega do diploma de honra ao mérito ao subtenente Dorvalino Leite, que ingressou na reserva remunerado em março deste ano.

 

 

 

 

Também aconteceu a entrega de brasões de mérito pessoal, sendo condecorados:

Brasão de mérito 1º categoria:

Cabo Nilberto Machado

Brasão de mérito 2ª categoria:

Capitão Egon Ferreira Platt Hemann

3º Sargento Alcides Magnani

Cabo Celito Brandt

Brasão de mérito 3ª categoria:

3º Sargento Rafael Mathias Lopes

Cabo Alexandre Censi

Cabo Sidnei José Martendal

Cabo Luiz André Wassen

Soldado Paulo César Francisconi

Soldado Vanderlei Bridarolli

 

 

Em seguinda, a Bandeira Nacional sem a sua guarda, foi posicionada para entrega de medalhas de mérito por tempo de serviço prestado, sendo condecorados:

 

 

Categoria Prata – 20 anos:

3º Sargento Jediael Costa Spindola

3º Sargento Valdemar Bazzoni

Cabo Luiz Belotto

Cabo Márcio Antônio Fermino

Cabo Gilson Teixeira

Categoria Bronze – 10 anos:

Cabo Márcio Gonçalves

Cabo Soiane Carla Rodrigues

Cabo Sidnei José Martendal

Cabo Sérgio da Silva Junior

 

 

 

Na solenidade, também esteve presente o ex-comandante do 13º BPM, coronel Dionísio Tonet, atual comandante da 2ª RPM de Lages, que na oportunidade assinou o requerimento para a reserva remunerada.

 

 

O capelão da 2ª RPM, 1º tenente Marcos Antônio Mota Moraes, proferiu a benção ao 13º BPM, pela passagem de seu aniversário. Encerrando a solenidade, o comandante-geral fez o uso da palavra agradecendo atodos que prestigiaram o evento.

 

 

 

Por: Soldado Jerusa Fronza / 13º BPM

Outras Notícias