Saúde

Vacinação contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades inicia em Ituporanga

Entre primeira e segunda dose são esperadas a aplicação de mais de 600 doses neste sábado (11).

Vacinação contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades inicia em Ituporanga

Inicia neste sábado (11) em Ituporanga a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos que tenham comorbidades. Para esse público estão a disposição para agendamento 150 doses e é necessário a apresentação de atestado médico para receber a vacina. Também para a aplicação da primeira dose, foi aberto agendamento de 100 doses para pessoas a partir de 18 anos que ainda não foram imunizados. A vacinação neste sábado vai ocorrer entre 8h e 11h30 no Posto de Saúde Central.

De acordo com a Secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, para os adolescentes a vacinação será entre 10h30min e 11h30min e está condicionada à autorização pelos pais e/ou responsáveis legais. “Caso o adolescente esteja acompanhado por um adulto responsável, a vacinação pode ser consentida por meio de uma autorização verbal deste. Caso não haja presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer mediante apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais”, explicou.

Além da autorização dos pais, para os adolescentes receberem a imunização é obrigatório ainda trazer o comprovante de agendamento (impresso, foto, ou print do celular), documento com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e Carteira de Vacinas (caso possua) e é necessário apresentar indicação médica nos casos incluídos como prioritárias para vacinação contra a COVID-19.

Já as pessoas com 18 anos ou mais e que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Ituporanga, a vacinação neste sábado (11) será realizada  entre 9h30min e 10h30min. Esse público precisa apresentar o comprovante de agendamento (impresso, foto, ou print do celular), documento com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e Carteira de Vacinas (caso possua).

Para quem precisa fazer agendamento basta acessar o site vacina.ituporanga.sc.gov.br e preencher o cadastro com as informações que são solicitadas: nome completo, CPF, data de nascimento, telefone o bairro que pertence.

Neste sábado tem também aplicação da segunda dose em Ituporanga

Haverá também neste sábado (11) a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, para quem recebeu a primeira dose da CORONAVAC ou PFIZER e tem retorno agendado para o dia 11/09. São esperadas 370 pessoas para concluir a imunização. A vacinação vai ocorrer entre 8h e 9h30min por ordem de chegada no Posto de Saúde Central.

A Secretaria de Saúde informa ainda que devido ao atraso na distribuição de vacinas, não haverá a aplicação da segunda dose para os vacinados com a OXFORD e que também tinham retorno agendado para 11/09. Uma nova data será informada assim que um novo lote de vacinas for entregue ao município.

Para receber a segunda dose e completar o ciclo de imunização é necessário trazer o cartão que foi entregue no dia da primeira dose. Além disso, é importante trazer documento de identificação, cartão do SUS e a carteira da vacinação e é obrigatório o uso de máscara.

Até o momento entre primeira e segunda dose Ituporanga aplicou mais de 26 mil doses da vacina.

 

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias