Saúde

Vacina contra a gripe está liberada para toda a população ituporanguense acima de seis meses de idade

Município tem três mil doses disponíveis e a vacinação vai ocorrer no Centro de Especialidades Odontológicas.

Vacina contra a gripe está liberada para toda a população ituporanguense acima de seis meses de idade Foto: Mauricio Vieira / Secom

 

A partir desta segunda (12), Ituporanga passa ampliar a camapanha de vacinação contra a gripe e pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário também poderão ser vacinadas contra a influenza. A ampliação que ocorre em todo o Estado de Santa Catarina, se deve a baixa procura pelas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Em Ituporanga, são cerca de três mil doses da vacina contra a gripe disponíveis, já que o município atingiu pouco mais de 60% do público prioritário.

De acordo com a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, podem se imunizar toda a população com mais de seis meses de idade, até que os estoques de vacinas sejam zerados. “A previsão é que a campanha ocorra entre os dias 12 e 30 de julho, porém, temos um limite de doses. Então enquanto tivermos vacinas em estoque vamos disponibilizar para quem quiser ser imunizado”, explicou.

Para essa etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe, a vacinas serão aplicadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre 8h às 11h30 e 13h30 às 15h30. “É importante lembrar que a campanha de vacinação contra a Gripe continua simultaneamente com a da Covid-19. A orientação é que deve ser respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das duas vacinas. Dúvidas devem ser esclarecidas nas unidades básicas de saúde”, explicou.

As pessoas interessadas precisam apresentar documento de identificação com foto, cartão nacional do SUS, comprovante de residência, carteira de vacinação e comprovante de vacinação da Covid, caso já tenha recebido a primeira dose.

PÚBLICO PRIORITÁRIO QUE TEVE ACESSO A VACINA CONTRA A GRIPE

Até o momento, a Campanha de Vacinação contra a Gripe, teve como público alvo crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; e trabalhadores da educação das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias