Saúde

Uma dose de esperança: Ituporanga inicia a imunização contra a Covid-19

Ao todo 172 profissionais da saúde serão imunizados além dos 60 idosos que vivem no AMA.

Uma dose de esperança: Ituporanga inicia a imunização contra a Covid-19 Fotos: Divulgação / Reprodução

À tarde desta terça-feira, 19, foi marcada por emoção e esperança em Ituporanga.  Com a chegada das vacinas foi dado inicio a campanha de imunização contra Covid 19 no município. Por volta das 15h, três profissionais da saúde foram imunizados e o momento histórico foi acompanhado pelo prefeito Gervásio Maciel, pelo vice Geison Kurtz e a secretária de saúde Neide Sorbara Maciel.

A primeira dose de esperança aplicada na Capital da Cebola foi no médico intensivista da UTI do Hospital Bom Jesus, Dr Bruno Reghetto que há 10 anos atua na Unidade de Terapia Intensiva do HBJ. “O sentimento ao receber a vacina é de alívio”, disse o profissional  logo após receber a dose. Ele acrescentou incentivando os outros profissionais a também receberam a imunização. “Espero que em breve todos os profissionais que estão na linha de frente como eu também sejam imunizados”, completou. 

Georgia Staldinguer,  responsável pela Vigilância Epidemiológica recebeu a vacina com lagrimas nos olhos. Enfermeira há 20 anos, está na linha de frente de atendimento a população na coleta de exames desde o início da pandemia. “Meu sentimento é de alívio porque todo dia era uma tensão, de não saber se estava ou não contaminada, correndo o risco de levar o vírus pra casa. Eu perdi familiares para a COVID e partir de agora vou poder trabalhar com um pouco mais de tranqüilidade”, contou a profissional.

Quem também não segurou as lagrimas foi a técnica de enfermagem Irina Tamanine Vicente. Com 64 anos, é a colaboradora mais antiga na saúde em Ituporanga. Há 29 anos atua na sala de vacinas do município e nunca pensou que esperaria tanto para estar do outro lado da agulha, recebendo a imunização. “E muito alegria, eu to emocionada, estava esperando muito por isso. Estou muito feliz por ter esse direito de receber a vacina e de poder aplicar essas doses também.  Não tem dinheiro que pague, só Deus mesmo”, comemorou.  

O prefeito Gervásio Maciel destacou que esse é um momento histórico para a saúde. “Sem dúvida alguma é um momento muito importante e até emocionante. Vemos a emoção e a alegria dos profissionais da saúde nesse momento, em saber que isso daí poderá evitar muitas mortes e o pessoal também tranquilizar. Imagino que daqui pra frente às coisas vão caminhar bem diferente e com esperança”, explicou o prefeito. 

Com o primeiro lote de vacinas disponibilizado para Ituporanga  vai ser possível  imunizar 172 profissionais da saúde e 60 idosos que vivem no Abrigo Mão Amiga (AMA). A expectativa é que todas essas primeiras doses sejam aplicadas ainda nessa semana, seguindo um cronograma estipulado pela secretaria de saúde do município. Ainda não há previsão da chegada de novos lotes de vacina. 

 

Medidas de prevenção seguem sendo recomendadas

Mesmo com o início da vacinação em Ituporanga, seguem as recomendações de prevenção contra a doença. O uso de máscara,  a aplicação de medidas de distanciamento, higiene das mãos, uso do álcool gel e evitar as aglomerações seguem sendo as melhores formas de defesa contra a COVID-19. De acordo com a responsável pela vigilância epidemiológica Geórgia Staldinguer, o vírus segue circulando no nosso município e até que grande parte da população receba a vacina é preciso que a comunidade siga os protocolos de prevenção.

 

Por Assessoria de Comunicação 

Administração de Ituporanga

Outras Notícias