Saúde

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível em Petrolândia

Doses estão disponíveis no Posto de Saúde no Centro

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível em Petrolândia Imagem Ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que já iniciou a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).  As doses estão disponíveis no Posto de Saúde no Centro (Unidade Sanitária Sede), que funciona das 8h às 17h.  A imunização acontece durante todo o mês de setembro.

A vacina é recomendada para as meninas que tomaram a primeira dose no mês de março, e para as ainda não receberam a vacina. Neste caso, a segunda dose deve ser tomada daqui a seis meses, ou seja, no mês de março de 2016. 

Conforme orientações repassadas pela enfermeira Rosimeri Farias, a vacina é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, e a imunidade é garantida após a segunda dose da vacina. As meninas não precisam estar acompanhadas dos pais para receber a dose.

Como o HPV é transmitido

A transmissão ocorre por meio do contato íntimo com a pele contaminada. O HPV é altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. Pessoas infectadas podem não apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber. Apenas da principal via de contágio ser a sexual, o HPV pode ser transmitido esporadicamente por meio simples contato com mão, pele, objetos, toalhas e roupas íntimas contaminadas.

Conforme estimativas em Santa Catariana, de 700 mulheres que são diagnosticadas com HPV, 300 morrem sem realizar o tratamento indicado.  O Ministério da Saúde (MS) também recomenda que o exame Papanicolau seja realizado regularmente a partir dos 25 anos de idade.

Assessoria Prefeitura de Petrolândia 

Outras Notícias