Saúde

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com escorpiões em Ituporanga

Busca ativa nas residências e distribuição de material informativo fazem parte das ações que serão realizadas.

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com escorpiões em Ituporanga Foto: Divulgação / Reprodução

 

A Secretaria de Saúde promove neste mês de novembro campanha de conscientização e prevenção para evitar acidentes com escorpiões. O trabalho será intensificado nos locais onde a presença desse animal peçonhento é mais frequente nessa época do ano, principalmente nas proximidades do Parque Ingo Altenburg localizado no Centro do município.

De acordo com a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais entre as ações realizadas os agentes de saúde farão a distribuição de materiais informativos e a equipe da Vigilância Epidemiológica farão busca ativa noturna nos locais com maior foco incidência de aparecimento dos escorpiões. “Pedimos a atenção e colaboração da população para que recebam os nossos profissionais, e ouçam com atenção as informações para evitar acidentes”, explicou.

Para evitar à proliferação desses animais a orientação é manter os locais externos dos domicílios limpos. A maior incidência de aparecimento ocorre na primavera e verão, quando há o aumento natural da população em função do período de reprodução.

SOBRE OS ESCORPIÕES:

Os escorpiões são considerados animais peçonhentos, pois possuem veneno e podem inoculá-lo através do ferrão. O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores como: a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos, o grupo mais vulnerável. Em caso de acidentes, deve-se procurar auxílio médico o mais rápido possível.

 

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias