Saúde

Secretaria da Saúde de Ituporanga projeta melhorias de atendimento com novo sistema

Secretaria da Saúde de Ituporanga projeta melhorias de atendimento com novo sistema Foto: Divulgação / PMI

A implantação em curso do sistema de gestão pública IPM Saúde, desenvolvido pela empresa IPM, é uma das apostas da secretaria municipal de Ituporanga para o controle de gastos e a melhoria no atendimento à população nas nove unidades de saúde municipais.

A secretária da saúde, enfermeira Gisele Weber Sebold, conduz a transição e aponta as expectativas de mudança com o IPM Saúde. “Passaremos para o novo sistema processos hoje totalmente manuais, como preenchimento de prontuários e de dados para o sistema e-SUS. Os servidores terão mais agilidade no acesso e todas as informações à mão, porque as nossas unidades de saúde ficarão interligadas em rede”, explicou Gisele.

O software integrará os dados gerados pelas unidades de Ituporanga ao sistema e-SUS e o envio será feito em tempo real. Essa integração também reflete no atendimento aos pacientes, que terão o cartão SUS como documento de referência em seu cadastro. Até então, era necessário guardar um número de prontuário fornecido pela unidade de saúde a cada visita ao médico. Outro benefício para os cidadãos e os profissionais da saúde, segundo a secretária, será a disponibilidade em tempo real e com atualização via web do controle de consultas dos pacientes, de exames e medicamentos receitados. Os dados gerados serão unificados para todas as unidades municipais e o histórico dos pacientes visualizado com muito mais facilidade.

“Outro ponto em que pretendemos avançar com o novo sistema é a redução de custos. Ter à mão os registros de medicamentos, exames, compras, nos permitirá muito mais controle para evitar gastos desnecessários”, pontuou a secretária.

Com a implantação do IPM Saúde, a secretaria da saúde fará a aquisição de tablets para uso das agentes de saúde da família, com o acesso remoto ao sistema e o fim do registro das informações em papel. Nesta semana as agentes passarão por capacitação.

O secretário da fazenda, Claudinei Eyng, afirmou que os recursos para implantação do sistema já estão garantidos. “A verba já está na conta. São recursos do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Pmaq) e tem também a contribuição do deputado federal Rogério Peninha Mendonça, por meio de emenda parlamentar no valor de R$100 mil. A implantação terá um investimento total de R$ 400 mil”, explicou o secretário.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias