Saúde

Saúde implanta grupo para controle da obesidade em Ituporanga

Saúde implanta grupo para controle da obesidade em Ituporanga Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

Será lançado na sexta-feira, dia 17, no Centro Multiuso, às 14h, o projeto Reduzindo Medidas para Ganhar Saúde. A iniciativa da Prefeitura de Ituporanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, é composta por equipe multidisciplinar para trabalhar diversos aspectos que interferem na qualidade de vida dos ituporanguenses com sobrepeso ou obesos.

O programa envolve triagem, avaliação física simplificada, como peso corporal e circunferência abdominal. Serão realizados palestras e acompanhamento mensal dos resultados obtidos. O projeto será desenvolvido semanalmente com orientações de equipe multidisciplinar, envolvendo a participação de educador físico, enfermeira, nutricionista, psicólogo e médico.

“O objetivo é oferecer subsídios para auxiliar o paciente na compreensão de sua doença, abordar os principais fatores que podem levar ao aumento do peso corporal; promover ação educativa sobre a adesão ao tratamento; estimular e motivar mudanças de hábitos empregando abordagens psicológicas, nutricionais e principalmente exercício físico”, destaca o secretário Walter Day.

De acordo com o secretário, este é um grupo de risco e necessita de cuidados especiais com atividades planejadas e acompanhamento mais cauteloso por profissionais da área competente. “Com o aumento do peso, começam a surgir problemas ligados à degeneração humana. Os problemas mais evidentes são doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão, doenças respiratórias, problemas psicológicos”, destaca.

O lançamento na sexta-feira será voltado aos coordenadores das Unidades Básicas de Saúde dos bairros, aos Agentes Comunitários de Saúde e equipe multidisciplinar. No encontro também serão definidos detalhes do projeto como data de início, melhores horários e apresentação do cronograma das atividades que devem ser executadas até dezembro.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias