Saúde

Sábado tem “Mega Vacinação” contra Covid em Ituporanga

Sala de Vacinas estará com atendimento para todos os públicos entre 8h e 17h.

Sábado tem “Mega Vacinação” contra Covid em Ituporanga

 

A Secretaria de Saúde de Ituporanga preparou para esse sábado (20) uma “Mega Vacinação” contra a Covid-19, para a intensificação da cobertura vacinal em Ituporanga. Serão realizadas as aplicações da segunda dose, da dose de reforço (3ª dose) para pessoas com mais 18 anos de idade, vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e adultos e idosos que ainda não foram vacinados com a primeira dose.

A “Mega Vacinação” vai ocorrer na Unidade de Saúde do Centro, entre as 08h e 17h sem fechar para o almoço, e o atendimento será feito por ordem de chegada. As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

De acordo com a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, para nenhuma das situações é necessário fazer agendamento e para receber a vacina é obrigatório apresentar, documento com foto, CPF ou CNS e Cartão de Vacinas. “Queremos facilitar o acesso a vacinação neste sábado para oportunizar que todas as pessoas que estejam com doses pendentes façam a imunização”, explicou.

Até o momento no município de Ituporanga foram aplicadas 34.640 doses da vacina contra a Covid, sendo que 18.505 primeiras doses, 15.038 segundas doses e 1.408 doses de reforço.

Públicos que serão atendidos na “Mega Vacinação”:

- Primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos.

- Primeira dose para população adulta e idosa que ainda não vacinaram.

- Segunda Dose para pessoas vacinadas com os imunizantes Pfizer, Coronavac e Oxford/Astrazeneca.

- Dose de Reforço para pessoas com 18 anos ou mais de idade, após a completude do esquema vacinal primário (segunda dose), ou seja, cinco meses após a realização da segunda dose.

IMPORTANTE:

- A vacinação de pessoas que receberam a Dose Única (DU) do Laboratório Janssen deve aguardar definição por parte do Ministério da Saúde e da ANVISA sobre o momento de aplicação da segunda dose e dose de reforço (3ª dose).

- Vacinas do laboratório BUTANTAN/CORONAVAC, mediante formação de grupos de dez pessoas no local da vacinação. A partir das 16h, vacinação da Pfizer, mediante a formação de grupos de seis pessoas no local da vacinação.

- A vacinação dos adolescentes está condicionada à autorização pelos pais e/ou responsáveis legais. Caso não haja presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer mediante apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Modelo do Termo no Anexo 1 da Nota Técnica Nº 0048/2021 GEDIM/DIVE/SUV/SES.

Detalhes com a secretária de Saúde de Ituporanga Aline de Abreu Postais.

 

Outras Notícias