Saúde

Roda Materna atendeu mais de 130 gestantes desde 2013 em Vidal Ramos

Curso esclarece principais dúvidas sobre a gestação e saúde do bebê

Roda Materna atendeu mais de 130 gestantes desde 2013 em Vidal Ramos Fotos:Divulgação

A mamãe, Maiara Leão Constante, carrega nos braços a pequena Eduarda, que veio ao mundo há poucos dias. A menina é sua segunda filha e foi muito desejada depois da chegada de Emanuela, há dois anos e meio. A gestação tranquila, não a deixou menos impaciente e insegura. Várias dúvidas a rodearam nas 40 semanas e muitas delas foram esclarecidas no Programa Roda Materna, criado em 2013, pela Secretaria Municipal de Vidal Ramos. “É muito importante participar. Sempre se aprende algo. Mesmo sendo minha segunda gestação tirei várias dúvidas e aprendi algo novo. Além de ser divertido, se faz novas amigas”, comenta a conselheira tutelar.

O objetivo do Programa Roda Materna é atender as mamães de primeira viagem e até as mais experientes, para que, adquirem conhecimento teórico e prático sobre o processo gestacional e os cuidados com o bebê que está a caminho. “Esse programa foi um dos selecionados para aMostra Brasil Aqui Tem SUS que aconteceu em Brasília, entre os dias 06 e 08 de agosto. Foram apenas sete municípios selecionados em Santa Catarina. Vidal Ramos foi o único do Alto Vale a participar. Levamos também o Programa Ensinando Saúde (PSE), um orgulho para nossa Administração Municipal”, avalia a secretária de Saúde, Adriana Barni Boing.

Desde a implantação do Programa Roda Materna mais de 130 gestantes já participaram do curso. Só na última edição, que ocorreu em abril e maio de 2015, 35 mamães estiveram acompanhadas dos maridos, mães, sogras e dos filhos, nos cinco encontros realizados.

Dia primeiro de setembro será iniciado um novo grupo, às 19h, na Casa Kolping. “Já estamos com o cronograma pronto. O convite está sendo feito pessoalmente as gestantes do município, inclusive, aquelas que têm acompanhamento particular”, destaca a coordenadora do programa, a enfermeira Alanan Goedert.

O curso, previsto para terminar dia 30 de setembro, vai abordar questões como pré-natal, técnicas de amamentação, cuidados com o bebê e acidentes na infância. No encerramento, cada gestante recebe um kit contendo pijama, cueiro, absorvente pós-parto, cotonete, álcool, shampoo, sabonete, entre outros itens. A família também recebe um certificado de participação.

PROGRAMAÇÃO

Primeiro Encontro – 01 de setembro (terça-feira) 19h

Importância do pré-natal

Vacinas da gestante

Segundo Encontro – 09 de setembro (quarta-feira) 19h

Importância e técnicas de amamentação

Desenvolvimento da fala

Terceiro Encontro – 16 de setembro (quarta-feira) 19h

Saúde Bucal da Gestante e do bebe

Cuidados com bebe

Uso de medicamentos na gestação

Quarto Encontro – 23 de setembro (quarta-feira) 19h

Postura, atividade física e exercícios a gestação

Efeitos Emocionais na Gestação (vínculo mamãe e bebe)

Quinto Encontro – 30 de setembro (quarta-feira) 19h

Vacinas do bebê

Intercorrências e acidentes na primeira infância

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

Outras Notícias