Saúde

Programa Roda Materna iniciará em Vidal Ramos

O mosquito aedes aegypti será tema em 2016.

Programa Roda Materna iniciará em Vidal Ramos Fotos: PMVR / Divulgação

A importância do pré-natal, efeitos emocionais na gestação e até sobre o mosquito aedes aegypti, são alguns dos temas que serão abordados no Programa Roda Materna em Vidal Ramos. Com duração de um mês, os encontros acontecerão a partir das 19h, na Casa Kolping. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa reúne gestantes e familiares para adquirirem conhecimento teórico e prático sobre todo o processo gestacional e os cuidados com o bebê.

A equipe de saúde formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, entre outros profissionais, trabalham para garantir uma abordagem integral. “Em 2016, estamos com uma boa expectativa, pois acreditamos que esse ano possa ser o maior grupo de gestantes nesses três anos de Roda Materna em Vidal Ramos”, disse a secretária de Saúde, Adriana Barni Boing.

A programação inicia no dia 5 de abril com os temas:  importância do pré-natal e vacinas da gestante. No dia 13 de abril, serão abordadas postura, atividade física, exercícios na gestação e o desenvolvimento da fala. Já no dia 20 de abril, os temas programados são os efeitos emocionais na gestação, saúde bucal da mãe e do bebê e sobre o mosquito aedes aegypti, abordando as doenças causadas como o zika vírus, chikungunya e a microcefalia. "Esse é um assunto que tem preocupado as mamães e por isso resolvemos incluir na programação do primeiro semestre de 2016", enfatiza a coordenadora do programa, Alana Goedert.

No quarto encontro, dia 27 de abril, a importância e técnicas do aleitamento materno, nutrição da gestante e vacinas do bebê serão abordados pelos profissionais. O encerramento está previsto para dia 3 de maio, com a discussão sobre os cuidados com o recém-nascido.

Um kit com enxoval e acessórios para mamãe e bebê serão entregues para as participantes. "Quase 200 gestantes e suas famílias acompanharam o programa nesses três anos. Algumas até mais de uma vez. Estamos promovendo saúde, preparando as famílias para a chegada do novo membro", pontua o prefeito Laércio da Cruz.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

Outras Notícias