Saúde

Programa Respirando Saúde inicia em Vidal Ramos

Em 2016, a previsão é de que 90 pessoas participem dos encontros.

Programa Respirando Saúde inicia em Vidal Ramos Fotos: PMVR

No dia 19 de abril, o Programa Respirando Saúde em Vidal Ramos iniciou um novo grupo. Lançado em 2015 pela Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é dar auxílio para homens e mulheres que buscam qualidade de vida, com apoio de profissionais especializados, para largar o vício do cigarro.

De acordo com o Ministério da Saúde, se a cada dez pessoas, uma tiver parado de fumar, há sucesso. "No ano passado, no primeiro grupo formado, das doze pessoas, oito estavam sem fumar. O resultado foi tão positivo que neste ano estamos com a previsão de que aproximadamente 90 pessoas participem do programa”, disse a psicóloga Rafaela Simiano, uma das responsáveis pelo programa.

As pessoas que iniciaram no grupo passaram por uma avaliação no nível de dependência e irão receber, se necessário, apoio medicamentoso. “Vale ressaltar que o foco do grupo é terapêutico, por isso é um grupo fechado. Inicia e termina com as mesmas pessoas. Por isso, o apoio dos familiares neste processo é muito importante” ressalta a secretária de Saúde, Adriana Barni Boing.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), existem 1,1 bilhão de fumantes no mundo consumindo cerca de 6 trilhões de cigarros por ano. Só no Brasil, existem 30,6 milhões de fumantes acima dos 15 anos de idade. O Instituto divulga que 90% dos casos de câncer do pulmão, 30% de todos os outros cânceres, 85% das doenças pulmonares obstrutivas (enfisema e bronquite) e 50% das doenças cardiovasculares estão associados ao fumo. Das 4.720 substâncias contidas no cigarro cerca de 60 a 70 são cancerígenas.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

Outras Notícias