Profissionais cubanos chegam em Ituporanga pelo Programa Mais Médicos

Profissionais cubanos chegam em Ituporanga pelo Programa Mais Médicos

Médicos Dyailin e José Orlando e o secretário de Saúde José Carlos Farias (Foto: PMI/Divulgação)

Ituporanga foi um dos 35 municípios catarinense a receber médicos cubanos pelo Programa Mais Médicos. Os profissionais vão substituir outros médicos cooperados que já cumpriram o contrato de três anos de trabalho. Um dos profissionais, José Orlando irá trabalhar na unidade de saúde do bairro Santo Antônio e a médica Dyailin ficará na unidade de saúde do Centro.

O secretário de Saúde de Ituporanga, José Carlos Farias, comenta que a vinda dos dois médicos deve completar o quadro de atendimentos nas unidades. “Nosso município tinha três médicos cubanos que tiveram seus contratos vencidos. Uma dessas vagas já havíamos preenchido com um profissional do Programa Mais Médicos e agora com os dois novos conseguiremos dar sequência nos atendimentos”, disse o secretário.

Os médicos agora passam pelo período de adaptação, conhecendo as unidades de saúde e alojamento na cidade. A previsão é que eles comecem a trabalhar na semana que vem, a partir da terça-feira.

Criado em 2013, o programa do Governo Federal tem o intuito de promover a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando médicos para atender em locais onde há a escassez ou a ausência destes profissionais. Santa Catarina possui 218 municípios cadastrados no programa, com 579 vagas, 508 delas preenchidas. Destas 508, 259 são ocupadas por profissionais cubanos.

 

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias

PUBLICIDADE