Petrolândia supera meta de vacinação contra a Gripe A

Aplicação de segunda dose para crianças inicia na quarta-feira, 25.

Enviar no WhatsApp
Petrolândia supera meta de vacinação contra a Gripe A

Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia superou a meta de vacinação com contra a Gripe A (Influenza H1N1). A campanha nacional de vacinação encerrou na sexta-feira, dia 20 e conforme balanço divulgado pela secretaria, o percentual total da população geral atingiu 96,82% entre os grupos prioritários, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde em vacinar 80% do grupo de risco.  “O sucesso na campanha se deve ao interesse da população em buscar a vacina e, especialmente, ao empenho da equipe de vacinadoras que não mediu esforços para alcançar as metas de vacinação”, avalia a secretária de Saúde, Mariza dos Santos.

Mais de 1.500 pessoas fazem parte dos grupos prioritários no município, em que se acompanha a cobertura vacinal. São elas: crianças entre seis meses e cinco anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, trabalhadores da Saúde e idosos.

Segunda dose em crianças

A Secretaria de Saúde de Petrolândia lembra que as crianças que receberam a vacina, devem tomar a segunda dose da vacina contra a gripe. A imunização inicia nesta quarta-feira, dia 25 e a aplicação é destinada ao grupo com idades entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Como os grupos prioritários foram vacinados dentro das expectativas, a vacinação segue até dia 10 de junho somente no intuito de vacinar as pessoas que pertencendo aos grupos prioritários, deixaram de fazer a vacinação, atentando-se as novas gestantes e as crianças que necessitam de segunda dose de vacina”, explica a secretária.

As doses de vacinas estão sendo disponibilizadas na Unidade Sanitária Sede (Posto de Saúde), no Centro do município. A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. 

Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

Sintomas da Gripe A

Os principais sintomas da Gripe A são infecção aguda das vias aéreas e febre, sendo mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.

Prevenção: Além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a infecção: lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção. 

Assessoria Prefeitura de Petrolândia

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo