Saúde

Petrolândia supera meta de vacinação contra a Gripe A

Aplicação de segunda dose para crianças inicia na quarta-feira, 25.

Petrolândia supera meta de vacinação contra a Gripe A Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia superou a meta de vacinação com contra a Gripe A (Influenza H1N1). A campanha nacional de vacinação encerrou na sexta-feira, dia 20 e conforme balanço divulgado pela secretaria, o percentual total da população geral atingiu 96,82% entre os grupos prioritários, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde em vacinar 80% do grupo de risco.  “O sucesso na campanha se deve ao interesse da população em buscar a vacina e, especialmente, ao empenho da equipe de vacinadoras que não mediu esforços para alcançar as metas de vacinação”, avalia a secretária de Saúde, Mariza dos Santos.

Mais de 1.500 pessoas fazem parte dos grupos prioritários no município, em que se acompanha a cobertura vacinal. São elas: crianças entre seis meses e cinco anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, trabalhadores da Saúde e idosos.

Segunda dose em crianças

A Secretaria de Saúde de Petrolândia lembra que as crianças que receberam a vacina, devem tomar a segunda dose da vacina contra a gripe. A imunização inicia nesta quarta-feira, dia 25 e a aplicação é destinada ao grupo com idades entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Como os grupos prioritários foram vacinados dentro das expectativas, a vacinação segue até dia 10 de junho somente no intuito de vacinar as pessoas que pertencendo aos grupos prioritários, deixaram de fazer a vacinação, atentando-se as novas gestantes e as crianças que necessitam de segunda dose de vacina”, explica a secretária.

As doses de vacinas estão sendo disponibilizadas na Unidade Sanitária Sede (Posto de Saúde), no Centro do município. A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. 

Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

Sintomas da Gripe A

Os principais sintomas da Gripe A são infecção aguda das vias aéreas e febre, sendo mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.

Prevenção: Além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a infecção: lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção. 

Assessoria Prefeitura de Petrolândia

Outras Notícias