Saúde

Outubro Rosa vai alertar mulheres ituporanguenses sobre câncer de mama e colo de útero

Outubro Rosa vai alertar mulheres ituporanguenses sobre câncer de mama e colo de útero Caminhadas em anos anteriores (Fotos: PMI / Divulgação)

O rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e o colo de útero vai ganhar as ruas de Ituporanga novamente. Nesta quinta-feira, dia 20, será realizada a quarta Caminhada Outubro Rosa. A Prefeitura de Ituporanga é parceira na ação que contará ainda com maquiagem, zumba e orientações sobre as doenças na Praça Frei Gabriel.

A programação das atividades em alusão a campanha “Outubro Rosa” inicia às 14h com a caminhada realizada pela Prefeitura de Ituporanga em parceria com a 13ª Agência de Desenvolvimento Regional e a Associação Beneficente dos Portadores de Câncer Maria Adelia (ABAPCMAI). A ação terá início na frente da ADR e passará pelas ruas principais da cidade até a Praça Frei Gabriel.

“Nós convidamos as mulheres para que venham com calçado adequado e vestidas de rosa com o objetivo de alertar sobre essa doença. O câncer de mama hoje é um dos que mais mata no Brasil e a prevenção é a melhor maneira de salvar vidas”, disse o secretário de Saúde, Walter Day.

As ações alusivas ao Outubro Rosa devem movimentar a tarde desta quinta-feira, na Praça Frei Gabriel. Uma equipe da Secretaria de Saúde fará a entrega de distribuição de material informativo. Terá ainda aferição de pressão e testes de glicemia. Outra equipe será responsável pela maquiagem, zumba e sorteio brindes.

A mobilização do Outubro Rosa em Ituporanga não param por ai. Outras ações serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, até final de outubro, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce. Uma delas será a realização do mutirão para coleta de preventivos no dia 26, das 08h às 20h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Ainda como forma de chamar a atenção da população, as UBS estão decoradas com a cor rosa simbolizando apoio ao movimento. Alguns monumentos como a praça da Igreja Matriz e a Ponte Vitório Sens receberam iluminação especial no tom que marca a campanha.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias