Saúde

Nova UBS de Ituporanga atenderá população do Centro

Nova UBS de Ituporanga atenderá população do Centro Unidade Básica de Saúde do Centro (Foto: PMI/Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Ituporanga faz os ajustes finais para abrir as portas da nova Unidade Básica de Saúde – ESF I. A obra será inaugurada na sexta-feira, dia 18, às 16h. O recurso é do programa Requalifica UBS do Ministério da Saúde.

Cerca de R$ 340 mil foram investidos no prédio que conta com consultórios médico e odontológico, salas de procedimentos, curativos, inalação, vacina, coleta, esterilização e expurgo, farmácia, sala de reunião e copa. Os banheiros e toda a estrutura da unidade são adaptados para o acesso de portadores de necessidades especiais. A Prefeitura de Ituporanga investiu mais R$50 mil na mobília. 

Vão atuar no novo espaço um dentista, dois médicos, enfermeira, técnica de enfermagem e os agentes de saúde que compõem a Estratégia Saúde da Família. “Essa equipe atua na Unidade Central, mas como o espaço lá é menor, transferimos para a nova UBS para melhor atender os moradores. Também vamos oferecer um espaço amplo aos servidores”, explica o secretário de Saúde, Walter Reichmuth Day.

Com a saída da equipe da ESF, a Unidade Central passa a atender semelhante a uma policlínica. De acordo com o secretário de Saúde, o local será exclusivo para consultas de médicos especialistas como ortopedista, pediatra, cardiologista, urologista, endocrinologista, ginecologista e psiquiatra. Além de atendimentos de fonoaudióloga e nutricionista. "O horário de funcionamento dessa unidade de saúde será entre às 07h e 12h e das 13h às 16h de segunda a sexta-feira. O atendimento será somente para moradores da área central de Ituporanga", detalha Day.

Esta será a segunda Unidade Básica de Saúde entregue pela Prefeitura de Ituporanga desde 2013. “A terceira Unidade Básica de Saúde – ESF II, construída ao lado, também está pronta. Por enquanto não poderá abrir as portas porque a implantação da nona equipe da Estratégia Saúde da Família ainda não foi habilitada pelo Ministério da Saúde. Não bastasse isso, os repasses da última etapa da obra também estão atrasados”, pontua o secretário. 

Assessoria Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias