Saúde

Mutirão de coleta de preventivos é adiado em Ituporanga

Mutirão de coleta de preventivos é adiado em Ituporanga Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Saúde de Ituporanga adia o mutirão de coleta de preventivos que seria realizado nesta terça-feira, 17 de outubro, em todas as unidades de saúde do município. A decisão pelo adiamento foi tomada pelo secretário de Saúde José Carlos de Farias em conjunto com representantes da equipe de enfermagem do município.

O adiamento da ação programada tem base na liminar deferida pela Justiça Federal de Brasília, a partir da ação movida pelo Conselho Federal de Medicina, que suspende parcialmente algumas atribuições do profissional enfermeiro, dentre estas a solicitação de exames.

O que isso muda na rotina das unidades de saúde?

O enfermeiro não pode mais realizar exames antes considerados de rotina no dia a dia das unidades de saúde, SEM a solicitação médica, ou seja, para realizar exames como preventivo do câncer do colo do útero, teste rápido de gravidez, teste de tuberculose, teste para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis e Hepatites) o paciente obrigatoriamente, deverá passar por consulta médica e estes exames deverão ser solicitados pelo médico.

Pensando no Outubro Rosa e na programação das mulheres em realizar seus exames de rotina neste período, lamentamos o transtorno causado a população em virtude da decisão judicial e informamos que nova data será divulgada, provavelmente no mês de novembro, considerando a necessidade da programação das mulheres em passar por atendimento médico previamente ao exame.

Em trecho extraído da Nota de Esclarecimento divulgada pelo Conselho Federal de Enfermagem, “O Cofen está adotando todas as medidas jurídicas para reverter a decisão, restabelecendo as prerrogativas legais dos Enfermeiros e o direito da população em ser bem assistida de forma ágil e resolutiva. A Enfermagem exige respeito”. (disponível em http://www.cofen.gov.br/cofen-emite-nota-de-esclarecimento-a-sociedade_57063.html, acesso dia 16 de outubro de 2017.)

 

Por Assessoria de Imprensa

Outras Notícias