Saúde

Mutirão de cirurgias reduz filas em Centro de Especialidades Odontológicas de Ituporanga

Mutirão de cirurgias reduz filas em Centro de Especialidades Odontológicas de Ituporanga Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Arquivo/Fabiano Amaral)

 

A Secretaria de Saúde de Ituporanga promove através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) o mutirão de cirurgias de alta complexidade através da contratação de um cirurgião dentista terceirizado, que já reflete na drástica redução de filas de espera.

O mutirão que começou a ser realizado em julho de 2017, já conseguiu extinguir a fila de espera para procedimentos cirúrgicos de terceiro molar, ou ciso como é conhecido, de anos anteriores a 2017, ficando apenas casos deste ano.

O dentista especialista em bucomaxilofacial Marcos Augusto Sawada, foi contratado para a realização do mutirão que vem acontecendo, inclusive atendendo no dia 8 de setembro, ponto facultativo no município. Com este profissional além da diminuição na fila de espera, as biopsias ficam prontas em até sete dias. 

As cirurgias de pequena e média complexidade também seguem acontecendo no CEO pelo cirurgião dentista, Fernando Dutra Viana, contribuindo também para a diminuição da fila de espera. Já para os procedimentos de tratamento de canal, mesmo com duas profissionais endodontistas Fabíola Fachini e Fernanda Cristina do Nascimento Pikler, as filas ainda são grandes, por conta da alta demanda, porém a gestão do CEO já estuda maneiras de agilizar o processo.

O secretário de Saúde, José Carlos Farias, lembra que a porta de entrada para o CEO são as Unidades Básicas de Saúde do município em um primeiro contato com o dentista da unidade, sendo que este encaminha para o Centro de Especialidades Odontológicas.

O CEO é um serviço descentralizado do governo onde são encaminhados os procedimentos de maior complexidade que não são resolvidos pelas unidades de saúde.

 

Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias