Saúde

Meta é atingida na campanha de vacinação em crianças no Alto Vale

A maioria dos municípios atingiu a meta ou ultrapassou no período da campanha.

Meta é atingida na campanha de vacinação em crianças no Alto Vale Foto: ASCOM

 

Com o fim da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo, muitos municípios do Alto Vale superaram as expectativas atingindo a meta. Em Rio do Sul foram imunizadas 3.449 crianças durante as quatro semanas, o que corresponde a 106,32% do total de crianças de um a cinco anos da cidade. A meta era vacinar pelo menos 95% do público-alvo, de um total de 3.244 crianças residentes em Rio do Sul. Como a primeira semana teve uma procura abaixo do esperado, a Secretaria de Saúde fez um mutirão de divulgação da campanha, incentivando entidades e órgãos de segurança na distribuição de panfletos informativos.

A secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, comemorou o resultado em Rio do Sul, alertando que apenas Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe atingiram a meta. Os outros estados do Brasil tiveram a campanha prorrogada. No total, o país teve 86% da cobertura, tento a necessidade de ampliação do prazo.

 

“Agradeço nossos funcionários que estiveram muito envolvidos neste trabalho em nossa cidade. Deixamos a Policlínica aberta até as 20h todos os dias na semana passada, mudamos um pouco a rotina nas unidades de saúde com sala de vacinas e iniciamos o atendimento no Fundo Canoas, onde antes não ocorria. A sociedade se envolveu muito e isso foi determinante para que toda a população estivesse informada e atenta sobre a importância da vacinação”, avalia Sueli.

 

Já em Presidente Getúlio, a meta de vacinação também foi ultrapassada. O objetivo era imunizar 95% das crianças. Até o fim da campanha, 957 doses foram aplicadas, o que corresponde a 116,85%. Entre as estratégias adotadas para atingir a meta, estão o Dia D e a parceria com a Secretaria de Educação no envio de bilhetes nas agendas das crianças informando sobre a necessidade da vacinação.

 

Ibirama quase atingiu o total da meta de imunizações.Conforme resultado divulgado nesta segunda-feira (3), pela Secretaria Municipal de Saúde, foi atingido 98,25% da meta estipulada. O percentual representa o atendimento a 952 crianças residentes no município com idades entre um ano e menores de cinco anos. Ao todo, a meta tangia a cobertura vacinal de 969 crianças nesta faixa etária.

Em Mirim Doce, Todas as crianças com idades entre um e menos de cinco anos já receberam a vacina contra poliomielite e sarampo. A meta foi atingida nessa terça-feira (4), três dias antes do término da campanha nacional de vacinação. De acordo com a secretária de Saúde, Cláudia Alano de Moraes, o trabalho realizado em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde é essencial para que o município tenha ultrapassado a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Em Rio do Campo, Quase 100% do público-alvo foi imunizado contra sarampo e poliomielite durante o mês de campanha. Além do Dia D, que ocorreu nas Unidades do Centro e de Taiózinho, a equipe de imunização percorreu várias localidades para garantir a aplicação das doses.

Neste ano, a Secretaria de Saúde está aproveitando a passagem pelas comunidades do interior, para atualizar a caderneta de vacinação de toda população.

O Prefeito Rodrigo Preis visitou a localidade de Serra do Mirador, que durante quinta-feira (29) promoveu a ação de imunização. Preis afirmou que realizar a vacinação no interior facilita o acesso à vacinação e consequentemente amplia a proteção dos riocampenses.

 

“Nosso foco é sempre a prevenção e agora estamos mais perto dos moradores do interior. Anteriormente, para vacinar as crianças, era necessário se deslocar até o centro da cidade, mas hoje, a equipe de imunização vai até a localidade e aplica a imunização”, comenta o Prefeito.

 

Em Agrolândia, 81% das crianças receberam a prevenção. O prefeito Urbano Dalcanale orienta que pais e responsáveis levem as crianças à unidade de saúde. “Essas são doenças graves e precisamos manter a população protegida”, ressalta ele.

Em Salete das 374 crianças, 314 foram imunizadas contra a poliomielite e vacinadas contra o sarampo, correspondendo a aproximadamente 80% de cobertura vacinal. A imunização em Salete continua ocorrendo no posto Dona Felícia May (ESF “2”), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h30min. É necessário levar a carteirinha.

Trombudo Central atingiu 98,37% da cobertura vacinal, imunizando pelo menos 363 crianças. Já em Braço do Trombudo, 203 crianças receberam vacina atendendo a uma cobertura vacinal de 103,57%.

Em Witmarsum a meta era imunizar 167 crianças e atualmente foram vacinadas 220, atingindo 124% da meta na campanha. Em Dona Emma, a meta também atingiu 100%.

Em Ituporanga 1.356 crianças foram imunizadas, totalizando uma porcentagem de 104,36. Em José Boiteux 384 doses foram aplicadas, mas a estimativa de vacinar 333 crianças, a meta ultrapassou e atingiu 115,32%.

Em Agronômica, 251 crianças foram imunizadas atingindo 100% da cobertura vacinal. Em Atalanta a estimativa era imunizar 145 crianças, mas 187 foram imunizadas, a meta ficou em 128,97%. Em Aurora 276 crianças seriam imunizadas, mas 303 receberam a vacina, totalizando 109,78% da cobertura vacinal.

Em Imbuia a média era imunizar 335 crianças, foram imunizadas 371, atingindo a média de 110,75%. Em Laurentino a expectativa era imunizar 305 crianças, e foram imunizadas 379, atingindo 124,26 % da cobertura vacinal. Em Lontras 595 crianças faziam parte do grupo prioritário, porém, 614 crianças foram vacinadas.

Em Petrolândia 274 crianças deveriam receber a vacina, e 286 foram imunizadas, atingindo 104,38 %. Em Pouso Redondo, 944 crianças foram imunizadas e 905 estavam no grupo para receber a vacina, alcançando uma cobertura de 104,31%.

Em Presidente Nereu 118 crianças deveriam receber vacina, mas 129 foram imunizadas, atingindo 109,32%. Em Rio do Oeste 338 crianças deveriam ser vacinadas, mas 351 foram imunizadas, totalizando 103,85%. Em Santa Terezinha, 432 crianças deveriam ser vacinadas porém a meta ainda não foi atingida, 403 crianças receberam vacina até agora. Em Taió de 912 crianças 883, foram imunizadas, alcançando 96,82% da meta. Em Vidal Ramos de 353 crianças previstas para ser vacinada, 364 receberam imunização e em Vitor Meireles de 303 crianças 294 foram imunizadas.

Ao todo 15,412 doses da vacina foram aplicadas em rodo o Alto Vale.

 

Por Tatiana Hoeltgebaum

Diário do Alto Vale

Outras Notícias