Saúde

Médicos começam a se apresentar na região do Alto Vale

Nove cidades com vagas no Mais Médicos já tem profissionais interessados e trabalho inicia nos próximos dias.

Médicos começam a se apresentar na região do Alto Vale Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana que quase 100% das 8.517 vagas abertas no programa Mais Médicos já estão preenchidas após o retorno dos profissionais cubanos para seu país de origem. No Alto Vale, são 14 vagas em nove cidades e todas elas tiveram profissionais interessados e muitos já começaram a se apresentar nos municípios. Com a entrega da documentação a expectativa é de que na semana que vem alguns iniciem os atendimentos na região.

Os médicos vão trabalhar 40 horas semanais nos postos de saúde e todos terão que apresentar uma declaração de que não tem outro emprego que impeça de cumprir essa carga horária. O salário mensal é de R$11.865,60. O edital prevê ainda que eles se apresentem até o dia 14 de dezembro para levar a documentação exigida até o município escolhido, mas muitos já estão se antecipando.

Ituporanga, que contava com dois médicos cubanos atuando nas unidades de saúde do Centro e do bairro Santo Antônio, já recebeu o nome das profissionais que devem preencher as vagas. Segundo o secretário de Saúde, José Carlos de Farias, uma das médicas, que inclusive é de Ituporanga, já se apresentou e entregou a sua documentação.

 

“Já enviamos esses documentos ao Ministério da Saúde e nossa expectativa é de que ela já possa começar a trabalhar na segunda-feira. Já a outra médica cadastrada, que é de Vidal Ramos, ainda não se apresentou”, informou.

 

Imbuia era outra cidade do Alto Vale que contava com dois profissionais do Mais Médicos e com a volta dos cubanos, no dia 21, 70% da população acabou sendo afetada. Por isso o município contratou uma médica de forma temporária para garantir o atendimento, mesmo que de forma parcial, até a chegada dos médicos do programa. De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Regina Ferreira, a cidade já recebeu o nome dos dois profissionais que serão contratados pelo Ministério da Saúde para atuar em Imbuia, mas eles ainda não se apresentaram.

 

“Estamos aguardando eles se apresentarem, o que pode acontecer a qualquer momento, para fazermos a validação dos documentos e aí sim eles começarem a trabalhar”, disse.

 

O secretário de saúde de Witmarsum, Sérgio Luiz Padoin, informou que a vaga aberta também já foi preenchida.

 

“Já temos até o nome do selecionado, que tem agora até o dia 14 de dezembro para apresentar a documentação para validar. Acredito que na semana que vem ele já traga essa documentação e validando, começa o trabalho logo em seguida”, afirma.

 

Em Lontras a secretária de saúde, Simone Zavaglia Souza, informou que tem um médico interessado de Salete, mas que ele ainda não se apresentou. Em Aurora, o secretário Giovane Amilton da Silva conta que já conversou com a médica, que é de Rio do Sul e se interessou pela vaga no município.

 

“Também já recebemos o anúncio do preenchimento da vaga. Ela já se apresentou e tivermos uma conversa positiva, agora estamos esperando a documentação”, afirmou.

 

Braço Trombudo também teve um profissional interessado. Daniele Mugge, secretária de Saúde e Assistência Social, disse que acaba de marcar uma conversa com a profissional que vem de outro estado.

 

“Acabo de entrar em contato com ela para que venha conversar. Ela é de outro estado, mas disse que pretende sim vir para uma cidade menor”, contou.

 

Além dessas cidades, Agrolândia, Pouso Redondo e Rio do Campo também devem receber os novos profissionais do programa.

Podem se candidatar às vagas os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. E as inscrições podem ser feitas até o dia 7 de dezembro. ­

 

Por Helena Marquardt e Susana Lima

Jornal Diário do Alto Vale 

Outras Notícias