Saúde

Kit maternidade é entregue para famílias que esperam bebê em Vidal Ramos

Enxoval é composto por produtos de higiene para o bebê, além de roupinhas e fraldas.

Kit maternidade é entregue para famílias que esperam bebê em Vidal Ramos Fotos: Divulgação

Um kit maternidade foi entregue pela Secretaria Municipal de Saúde de Vidal Ramos para 24 famílias que aguardam ansiosas a chegada do novo membro. Os beneficiados participaram do Programa Roda Materna que aborda assuntos relacionados à gestação e os cuidados com o recém-nascido.

No enxoval entregue estão inclusos produtos de higiene para o bebê, além de roupinhas e fraldas. A família também recebeu um certificado de participação. “Temos que ter preocupação com a qualidade de vida da nossa população. Tudo que está sendo feito hoje refletirá em vidalenses mais saudáveis”, destaca a secretária de Saúde, Adriana Barni Boing.

O encerramento do curso, neste segundo semestre, aconteceu dia 30 de setembro. Os encontros eram realizados uma vez por semana, na Casa Kolping, onde foi montada estrutura para atender os filhos dos participantes. “Em cada reunião, as Agentes de Saúde trabalhavam como monitoras para possibilitar a participação das gestantes. A iniciativa deu certo e funcionou muito bem”, comenta a coordenadora do Roda Materna, Alanan Goedert.

Cuidados mamãe e bebê

Em cinco encontros o programa reforçou a importância e técnicas de amamentação e o desenvolvimento da fala. Os cuidados com o bebê, acidentes na infância, saúde bucal da gestante e do bebê, uso de medicamentos na gestação, postura, atividade física e exercícios, efeitos emocionais e vacinas também tiveram ampla discussão. “O diferencial da atual gestão é o apoio que está sendo dado para elas, que são assistidas por profissionais capacitados, como psicólogos, enfermeiro, técnicas de enfermagem, que realizam atividades lúdicas, de aprendizado e bem estar”, esclarece a secretária de Saúde, Adriana Barni Boing.

O ponto alto desta edição, segundo a coordenadora do programa, foi a participação de uma técnica de enfermagem do Hospital Bom Jesus de Ituporanga, Iraci Starosky . “São mais de 20 anos dedicados à maternidade, então ela teve propriedade para falar sobre mitos e verdades relacionados à amamentação”, comenta Alanan que busca diferenciais para 2016.

Experiência com bonecos

Em cinco encontros as famílias experimentam como é ter um bebê em casa. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu João e Luiza. Bebês semelhantes a um recém-nascido, para que pais se sintam preparados com a chegada da criança. “Cada família tem a oportunidade de levar um dos bonecos para casa. Lá eles precisam cuidar do coto umbilical, da higiene e demais procedimentos fundamentais para o bebê. Tivemos o relato da mãe que aproveitou a chegada da boneca para trabalhar o ciúme do filho mais velho”, enfatiza a coordenador do Roda Materna, Alanan Goedert.

Desde a implantação do Programa Roda Materna, mais de 150 gestantes já participaram do curso.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

Outras Notícias