Saúde

Ituporanga terá programação especial do Outubro Rosa voltada à prevenção

Mês terá caminhada, palestras e mutirões de exames nas unidades de saúde dos bairros

Ituporanga terá programação especial do Outubro Rosa voltada à prevenção Divulgação/Reprodução

 

O Outubro Rosa, campanha nacional de mobilização contra o câncer de mama terá uma programação especial em Ituporanga voltada principalmente à prevenção. As ações incluem caminhada, palestras e mutirões em unidades de saúde dos bairros para garantir exames ao maior número de mulheres.

A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais explica que a abertura da campanha será realizada na segunda-feira, 3, e a partir das 14h contará com alongamento e caminhada na Praça Frei Gabriel.  “Teremos uma programação bem extensa durante todo o mês para chamar a atenção da comunidade sobre essa doença que atinge tantas mulheres, mas que pode ser evitada ou diagnosticada de forma precoce, onde as chances de cura chegam  95%, por isso toda a comunidade é convidada a participar e nos ajudar na conscientização”, comenta.

Durante todo o mês de outubro haverá preventivos e exames clínicos de mama (ECM) por demanda livre ou agendado nas unidades de saúde dos bairros. O horário é das 7h30h às 11h e das 13h30 às 15h e o público alvo são mulheres, preferencialmente entre 25 a 64 anos. Na ESF Bela Vista, os preventivos serão feitos todas às terças-feiras.

No sábado, dia 15, a Secretaria de Saúde realiza um mutirão de preventivos no Centro, Cerro Negro, Gabiroba, Santo Antônio, Rio Bonito e Vila Nova. O horário é das 7h às 13h.

Na sexta-feira, 21, haverá mutirão de preventivos nas unidades de saúde dos bairros Gabiroba, Centro, Cerro Negro, Nossa senhora de Fátima, Rio Bonito, Vila Nova e Santo Antônio. O horário será das 14h às 19h.

No Sábado, dia 29, haverá mutirão de preventivos nas unidades de saúde da Bela Vista, Centro, Nossa Senhora de Fátima e Vila Nova. O horário é das 7h às 13h. “Também faremos ainda palestras sobre o câncer de mama e de colo de Útero em cada comunidade”, finaliza.

Outras Notícias