Saúde

Ituporanga terá Dia “D” de vacinação contra HPV e Meningite

Ituporanga terá Dia “D” de vacinação contra HPV e Meningite Unidade de Saúde do Centro (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Ituporanga iniciou no mês de junho uma intensificação de vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e Meningocócica C. A vacina HPV já está disponível para meninas desde 2014, e partir de janeiro deste ano também está disponível para meninos de 12 a 15 anos de idade.

O objetivo de vacinar esse público antes do início da vida sexual é para ter mais eficácia na proteção contra os cânceres do colo do útero, órgãos genitais, e orofaringe, refletindo diretamente na redução dos casos de HPV, bem como nas mortes provocadas pelo vírus, em ambos os sexos.

Já a Vacina da Meningite C é indicada para todos os adolescentes de 12 a 13 anos. A inclusão da vacina meningocócica para os adolescentes busca, segundo o Ministério da Saúde, reforçar a eficácia da imunização já aplicada em crianças, já que pode haver uma diminuição da proteção contra a doença com o passar dos anos.

Essas duas vacinas podem garantir uma vida mais saudável para estas crianças e adolescentes, sendo disponíveis na Sala de Vacinas do município durante todo o ano, porém no sábado dia 1 de julho, será realizado o Dia “D” de vacinação. A Unidade de Saúde do Centro estará aberta das 8h às 17h para atender exclusivamente essas crianças e adolescentes.

Contamos com a colaboração dos pais para trazerem seus filhos, das escolas públicas e particulares, bem como das equipes de saúde para divulgação desse dia de intensificação.

 

Assessoria Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias