Saúde

Ituporanga realiza Conferência Municipal em Saúde Mental

No evento foram eleitos os delegados que vão representar a cidade na conferência microrregional.

Ituporanga realiza Conferência Municipal em Saúde Mental Foto: Divulgação / Reprodução

A Secretaria de Saúde de Ituporanga realizou  a primeira Conferência Municipal em Saúde Mental que tinha como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Na ocasião também foram eleitos os delegados que vão representar a cidade na conferência microrregional.

A coordenadora de Saúde Mental, Elionar Cláudia Petris, afirmou que a Conferência Municipal tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde mental, os processos de trabalho da Secretaria de Saúde, além de formular diretrizes e propostas para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde, principalmente na área de saúde mental. 

Já a secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, destacou a importância do evento especialmente no pós-pandemia. “Hoje, a saúde mental é um dos principais gargalos da saúde pública em nosso município e eventos para discutir ações e fazer um planejamento do que precisa ser melhorado são fundamentais”, disse.
A secretária informou ainda que a intenção da Administração é implantar novos serviços na área de saúde mental e formar uma  Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT) e implantar ainda um Centro de Atenção Psicossocial. “Já temos os dois projetos encaminhados nas esferas estadual e federal e estamos aguardando  credenciamento e  apoio financeiro”.

No evento, todos os presentes tiveram a oportunidade de apresentar ideias, dando sugestões para melhorias no atendimento. Após esse debate foram elaboradas propostas, que serão encaminhadas para a etapa macrorregional que será realizada em Blumenau, nos dias 24 e 25 de maio.

Foram eleitos também os delegados que vão representar o município na próxima etapa. Do governo, Aline de Abreu Postais como titular e Lara Fernanda Cordeiro Concer  como suplente, dos trabalhadores em saúde, Elionar Cláudia Petris como titular e Ariela Friedrich como suplente, dos prestadores de serviço,  Eliane Althoff  como titular e Greice Fontanive como suplente e dos usuários  Dulce Maria Franciozi como titular e  Adilson Rode como suplente.

 

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias