Saúde

Ituporanga organiza novo mutirão para doação de sangue

25 pessoas foram levadas até o Hemosc de Lages para fazer a doação de sangue no sábado (26).

Ituporanga organiza novo mutirão para doação de sangue Foto: Divulgação / Reprodução

A secretaria de Saúde de Ituporanga já começou a organizar o segundo “Mutirão Doe Sangue Doe Vida”. A segunda edição, que será no mês de julho é consequência do sucesso da campanha organizada para o sábado (26), onde 25 doadores foram encaminhados até o Hemosc de Lages para efetivarem as doações.  Em julho, o mutirão será no sábado (24).

De acordo com a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, a campanha surpreendeu pela quantidade de pessoas interessadas em fazer a doação de sangue no município. “O primeiro grupo de interessados fechou bem rápido e muitos não conseguiram ser encaixados neste sábado porque o Hemosc em Lages consegue atender apenas 25 pessoas por período. Para o novo mutirão ainda tem vagas e as pessoas interessadas podem deixar o nome na Secretaria de Saúde", explicou.

A ideia do “Mutirão Doe Sangue Doe Vida” surgiu com a ex-secretária de saúde Neide Sorbara Maciel onde a Administração tem se disponibilizado a fazer o transporte dos doadores para facilitar o acesso ao Hemosc.

“Como administração estamos fazendo a nossa parte disponibilizando o transporte, e só temos a parabenizar os moradores de Ituporanga pela solidariedade e disposição. Como cada doação pode salvar até quatro vidas, com essa ação do sábado, 100 pessoas podem ter uma nova oportunidade por conta da nossa atitude”, afirmou o prefeito Gervásio Maciel.

 

QUEM PODE FAZER DOAÇÃO DE SANGUE

Podem fazer a doação pessoas que estejam em boas condições de saúde, tenham entre 16 e 69 anos e que tenham no mínimo 50kg. Para quem já é doador é necessário respeitar os intervalos para doação. No caso dos homens o prazo de 60 dias com o máximo de quatro doações por ano, e as mulheres, são 90 dias de intervalo entre uma doação e outro e o máximo de três doações por ano.

 

Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ituporanga

Outras Notícias