Saúde

Ituporanga inicia vacinação contra gripe e sarampo

Na primeira etapa da campanha serão vacinados idosos e profissionais de saúde.

Ituporanga inicia vacinação contra gripe e sarampo Foto: Prefeitura de Ituporanga / Reprodução

 

A Secretaria de Saúde de Ituporanga iniciou na manhã desta segunda-feira (4) a vacinação contra a gripe (Influenza) que segue até o dia 3 de junho. A primeira etapa é voltada aos idosos e profissionais de saúde e muitos já procuraram a unidade de saúde para receber a imunização.

A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, explica que a vacina protege contra as cepas H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria. “Essa vacina tem o propósito de reduzir as internações, complicações e óbitos na população que está entre o público alvo. Lembrando que no dia 30 de abril teremos o dia D de mobilização nacional”, disse.

A campanha nacional ocorrerá em duas etapas. Na primeira, até o dia 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda, que vai de 3 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Para a população contemplada nos grupos prioritários a vacinação será realizada na antiga Tenda Covid, ao lado da Secretária Municipal de Saúde, com atendimento ao público das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h00. As crianças até 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) serão vacinadas na sala de vacinas do município na Unidade Sanitária Centro, junto com as demais vacinas do calendário vacinal.

 

Campanha contra o sarampo

Aline informa ainda que junto com a campanha da gripe, será realizada também a campanha contra o sarampo. A população alvo desta campanha são as crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias), e trabalhadores da saúde a serem vacinados de forma indiscriminada, independente do esquema vacinal, com no intuito de atualizar a situação vacinal contra o sarampo.

“A estratégia de vacinação contra o sarampo com a vacina tríplice viral foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações, com o propósito de controlar surtos de sarampo, reduzir internações, complicações e óbitos. Essa vacinação permitirá interromper a circulação ativa do vírus no país e minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo”, finaliza a secretária de Saúde.

 

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias