Saúde

Ituporanga está em alerta com aumento de focos do mosquito Aedes aegypti

Vários focos já foram localizados em diferentes bairros da cidade.

Ituporanga está em alerta com aumento de focos do mosquito Aedes aegypti Foto: Divulgação / Reprodução

 

A Secretaria de Saúde de Ituporanga tem reforçado a campanha de conscientização da população de que evitar a proliferação do mosquito também depende de cuidados adotados pelos moradores.

Os focos são uma preocupação já que o Aedes aegypti pode transmitir doenças como a dengue, zikavírus e chikungunya que se não tratadas de forma adequada pode até levar a morte.

A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, reforça o pedido de que a população faça uma vistoria minuciosa em suas casas e terrenos para eliminar locais que possam armazenar água parada. “Qualquer recipiente, até mesmo uma tampinha de garrafa pode ser uma criadouro do mosquito, então pedimos mais uma vez a colaboração de todos para proteger a nossa população e evitar doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti”, destacou.

Entre outras ações recomendadas estão que o morador verifique se a caixa d’água está bem tampada, deixe as lixeiras bem tampadas, coloque areia nos pratos de plantas, recolha e acondicione o lixo do quintal, limpe as calhas, cubra piscinas, tape os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários, limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado e cubra cisternas e todos os reservatórios de água. “E essa limpeza não se restringe só às residências, mas também outros ambientes e até mesmo terrenos vazios”, finaliza.

 

Por Assessora de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias