Saúde

Ituporanga começa a vacinar adolescentes a partir de 15 anos

Secretaria de Saúde espera aplicar 1.300 vacinas entre primeira e segunda dose neste sábado (2).

Ituporanga começa a vacinar adolescentes a partir de 15 anos picture alliance/Getty Images/reprodução

A Secretaria de Saúde de Ituporanga se prepara para mais um sábado de imunização contra a Covid-19. Entre primeira e segunda dose são esperadas a aplicação de 1.300 vacinas. Até o momento o município já aplicou aproximadamente 29 mil doses, sendo que 44% da população já recebeu as duas doses da vacina.

A vacinação neste sábado (02) inicia com a aplicação da segunda dose da CORONAVAC entre as 07h30 às 08h30 e das 09h às 11h será a aplicação da segunda dose para os vacinados com a PFIZER. Para essas duas imunizantes a vacinação será destinada para as pessoas que tem retorno previsto para 02/10.

Ainda durante a manhã de sábado, entre as 11h e 12h a vacinação será destinada para os adolescentes a partir de 15 anos receberem a primeira dose vacina. Para a aplicação da primeira dose é preciso fazer o agendamento no site vacina.ituporanga.sc.gov.br.

Já à tarde a vacinação será destinada para a aplicação da segunda dose da OXFORD/ASTRAZENICA. Para esse público o atendimento será entre 13h e 16h30 para pessoas com retorno previsto para os 25/09 e datas anteriores. Quem possui retorno previsto para 02/10, precisará aguardar o recebimento de novas doses.

De acordo com a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, é importante reforçar que a vacinação dos adolescentes com ou sem comorbidades, está condicionada à autorização pelos pais e/ou responsáveis legais. “Caso o adolescente esteja acompanhado por um adulto responsável, a vacinação pode ser consentida por meio de uma autorização verbal deste. Caso não haja presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer mediante apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais”, explicou.

Além da autorização dos pais, para os adolescentes receberem a imunização é obrigatório ainda trazer o comprovante de agendamento (impresso, foto, ou print do celular), documento com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e Carteira de Vacinas (caso possua) e é necessário apresentar indicação médica nos casos incluídos como prioritárias para vacinação contra a COVID-19.

Já para receber a segunda dose e completar o ciclo de imunização é necessário trazer o cartão que foi entregue no dia da primeira dose. Além disso, é importante trazer documento de identificação, cartão do SUS e a carteira da vacinação e é obrigatório o uso de máscara.

 

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias