Saúde

Inicia campanha Influenza A de vacinação em Petrolândia

Meta é imunizar cerca de 1.500 pessoas grupos prioritários.

Inicia campanha Influenza A de vacinação em Petrolândia

Sábado, dia 30 é o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) e a Secretaria de Saúde está mobilizada para aplicar as doses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde mais de 1.500 pessoas fazem parte dos grupos prioritários que devem receber às doses no município.  

Neste ano, a campanha foi antecipada e iniciou na segunda-feira dia 25 de abril, onde desde desta data é registrada movimentação intensa na Unidade Sanitária Sede (Posto de Saúde).

A campanha de vacinação é destinada a grupos prioritários. São eles crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos (acima de 60 anos), indígenas, trabalhadores de saúde e portadores de comorbidades..A ação se mantém até o dia 20 de maio.

Sintomas

Os principais sintomas da chamada gripe A são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.

A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.

Além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a infecção: lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção. 

Assessoria Prefeitura de Petrolândia 

Outras Notícias