Saúde

Identificado foco do mosquito Aedes Aegypti na região da cebola

Em um ano, foram detectados quatro focos e em localidades diferentes

Identificado foco do mosquito Aedes Aegypti na região da cebola Imagem: Reprodução

 

A Secretaria de Saúde - área de combate a endemias - de Vidal Ramos, emitiu nota na tarde desta quarta-feira (19), alertanto os munícipes que foi identificado um foco do mosquito Aedes Aegypti na comunidade Praça Stoltenberg.

O primeiro foco, no município, foi identificado no centro da cidade, em setembro de 2021, o segundo na comunidade Salseiro, em abril de 2022 e o terceiro na comunidade Alto Molungu, em maio 2022.

Diz ainda a nota: "Isso significa que temos a presença do mosquito em nossa cidade mas não, necessariamente, a doença da dengue ou outras doenças que o mosquito transmite. 

O fato de identificarmos os focos em diferentes comunidades é um sinal de alerta!

O ponto positivo é que com esta descoberta podemos tomar as providências necessárias, rapidamente, evitando a possível disseminação do mosquito. Para isto, pedimos o apoio de todos reforçando os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito.

Por favor, faça uma busca em sua casa e trabalho e elimine estes possíveis criadouros.

Faça sua parte! Juntos vamos vencer este mosquito!", encerra a nota.

 

Denúncia

Em Vidal Ramos, caso você identifique um possível criadouro, por falta de cuidados, denuncie através do fone 3356-1976. Em outros municípios, busque informações para denúncia na Secretaria de saúde ou na prefeitura.

 

Reprodução 

A fêmea deposita seus ovos em locais com acúmulo de água. Por exemplo, vasos de plantas, lixo em local inadequado, pneus em local inadequado, caixas d'água abertas, recipiente de água para animais não higienizados, calhas entupidas, piscinas não tratadas, lagoas sem peixes/oxigênio e qualquer outro recipiente que acumule água.

 

Fonte: Secretaria de Saúde de Vidal Ramos 

 

 

Outras Notícias