Saúde

Hospital Regional garante autorização para instalar uma PET-Scan

Hospital Regional garante autorização para instalar uma PET-Scan Hospital Regional garante autorização para instalar uma PET-Scan (Foto: Divulgação)

“Essa é uma das notícias mais importantes que o Hospital Regional recebeu nos últimos meses”. Foi dessa forma que o presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí – mantenedora do HRAV, Manoel Arisoli Pereira, explicou a certificação garantida junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear.

“Agora estamos autorizados a comprar a PET-Scan. Além disso nós já temos a liberação para instalar as paredes de chumbo que vão proteger os equipamentos e os pacientes. Agora já podemos negociar a compra do equipamento. Essa era a única pendência que faltava para comprar a PET-Scan”, destacou o presidente da Fusavi.

Hoje, uma PET-Scan está avaliado em aproximadamente R$ 4 milhões. Os recursos para a compra serão discutidos nos próximos meses com o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing.

“Nosso objetivo é comprar e instalar o equipamento em 2017. Ele seria muito importante não só pra toda região do Alto Vale, mas também pra todo Estado. Seria maravilhoso”, explicou Manoel.

A vantagem da PET-Scan sobre os demais exames de imagens é que ela permite medir a atividade metabólica das lesões, demonstrando assim o grau de atividade delas, podendo mostrar a presença de alterações funcionais antes mesmo das morfológicas, permitindo um diagnóstico ainda mais precoce de doenças neoplásicas.

A PET produz imagens mais nítidas que os demais estudos de medicina nuclear e, além disso, informa acerca do estado funcional das estruturas examinadas e não só do seu estado morfológico. Ademais, a PET Scan pode gerar imagens em 3D ou imagens em “fatias”, como na tomografia computadorizada comum.

Isso, no entanto, não evita que o exame possa ter resultados falso-positivos, mostrando captações intensas em áreas normais, resultados que podem levar a biópsias desnecessárias e a outros procedimentos mais invasivos.

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias