Saúde

Hospital Bom Jesus promove ações para comemorar o Dia Mundial de Doação do leite Humano

Ação no centro de Ituporanga visa incentivar a doação do leite materno e a captação para o Banco de Leite do HBJ que muitas vezes fica ocioso.

Hospital Bom Jesus promove ações para comemorar o Dia Mundial de Doação do leite Humano Imagem Ilustrativa / Divulgação

Na próxima quinta-feira, dia 19, será comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A data simboliza a união de esforços de 23 países da América Latina, Europa e África para salvaguarda da vida de milhões de crianças. E para comemorar e conscientizar as mamães sobre a importância da doação, profissionais do Hospital Bom Jesus (HBJ), irão promover ações, visando incentivar esse ato de amor que salva vidas.

A mobilização será realizada na Praça da Matriz e vai contar com a participação efetiva de profissionais do HBJ. A programação prevê a distribuição de material educativo e o repasse de orientações sobre a importância do leite humano. “Estaremos na Praça entre as 14h e 17h. Será montada uma tenta, e no local um grupo de estagiários curso técnico e profissionais da maternidade farão a entrega de folders e explicarão a importância de fazer a doação do leite humano.

Em Ituporanga, o Hospital Bom Jesus (HBJ) conta com o Banco de Leite Humano a mais de 20 anos. Porem apesar de serem mais de duas décadas com o serviço disponível, é pequeno o número de mães que fazem doações.  A estrutura muitas vezes fica ociosa, sendo possível atender apenas a demanda interna da instituição.

Para fazer a doação, as mamães com leite excedente recebem um kit apropriado para praticar a ordenha e também com as orientações sobre a forma correta de armazenar e fazer a doação. “Basta procurar o Hospital e demonstrar o interesse. Temos uma equipe de profissionais especializados para esclarecer qualquer dúvida”, explica Michele Brunn, enfermeiro responsável pela maternidade do HBJ.

O Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus é um dos 215 espalhados em todo o país. Em Santa Catarina são apenas 15. Desde 2001, pelo incentivo a amamentação e pelo cuidado com os bebês o Hospital Bom Jesus é reconhecido como hospital Amigo da Criança, título concedido pelo  Ministério da Saúde e UNICEF.

Authentica Comunicação Integrada 

Outras Notícias