Saúde

Hospital Bom Jesus de Ituporanga mantém convênio com Agência Transfusional de Ibirama

Mensalmente são cerca de 60 bolsas de sangue utilizadas para transfusões em pacientes.

Hospital Bom Jesus de Ituporanga mantém convênio com Agência Transfusional de Ibirama Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

Enquanto não possui a própria Agência Transfusional, o Hospital Bom Jesus (HBJ) mantém convênio para aquisição de hemoderivados (concentrado de hemácias, plasma e plaquetas) com a Agência Transfusional de Ibirama instalada no Hospital Doutor Waldomir Colautti, por meio do Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC). Dados apontam que o HBJ realiza mensalmente uma média de 56 transfusões. A maior parte do sangue é utilizado para transfusões em pacientes para UTI, cirurgia geral, pronto socorro e ainda para anêmicos crônicos, segundo indicadores do Comitê Transfusional.

De acordo com a diretora da Unidade Hospitalar Edelir Stupp, entre o recebimento da bolsa, realização dos testes de compatibilidade com o sangue do paciente até a liberação para a transfusão, o tempo é de uma hora e meia. “Por isso a importância da agência transfusional próxima, pois hospitais da região que não contam com agência, em casos de urgência e emergência, ainda têm de fazer a solicitação ao Banco de Sangue, este tempo é primordial para a vida do paciente”, comenta a diretora.

E para diminuir ainda mais esse tempo, o HBJ luta para possuir a própria agencia tranfusional. A expectativa é que com a conclusão das obras de reforma e ampliação nos setores de Urgência e Emergência  e Raio X, o objetivo seja concretizado.

Para que os estoques na rede do Hemosc, que é responsável pela distribuição de sangue aos hospitais do Estado, é preciso a colaboração das pessoas, por meio das doações. Irmã Edelir explica que no HBJ sempre é reforçado aos familiares a importância de se repor o sangue utilizado, pois este é o único modo de não faltar sangue para quem necessitar. 

Na região do Alto Vale as pessoas interessadas em fazer a doação de sangue, devem se dirigir ao ponto de coleta no Hospital Regional Alto Vale. As coletas ocorrem frequentemente as terças-feiras e é realizada pelo Hemosc de Lages.

O que é Agência Transfusional?

A Agência Transfusional é uma Unidade Hemoterapica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.

Serviços: Atendimento aos setores do hospital nas necessidades transfusionais; Realiza os exames pré-transfunsionais;Identificar as reações transfunsionais através de exames e notificações na NOTIVISA/ANVISA; Realizar controle de qualidade interno dos reagentes e hemocomponentes; Participa do controle de qualidade externo promovido pelo Hemope/ANVISA; Fraciona o sangue para as transfusões em pacientes pediátricos; Atendimento as exigências das normas vigentes da APEVISA/ANVISA; Promove ações para captação de doadores de sangue; Participa do Comitê Transfusional Multidisciplinar.

Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias