Saúde

Gestores de Saúde do Alto Vale reivindicam mais leitos para tratamento da COVID-19

Maior preocupação é que nesse momento são apenas quatro leitos de UTI bloqueados para pacientes com COVID

Gestores de Saúde do Alto Vale reivindicam mais leitos para tratamento da COVID-19 Gestores de Saúde do Alto Vale reunidos em Florianópolis no COES

Nos 28 municípios do Alto Vale do Itajaí reside uma população de 300 mil habitantes. Apesar disso, a região conta com apenas quatro leitos de UTI para tratamento da Covid-19. A situação foi levada ao conhecimento do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), vinculado ao governo do estado, por representantes da Comissão de Intergestores Regionais de Saúde do Alto Vale (CIR).

A reunião entre os dois órgãos aconteceu na quarta-feira, dia 15, em Florianópolis, e contou com a presença da secretária de Saúde de Ituporanga, Elisangela Scheidt Roncalio, também secretária da CIR. “Expusemos ao secretário adjunto de Saúde do estado, Aldo Neto, nossa preocupação com o reduzido número de leitos ante o baixo índice de isolamento social que vem sendo alcançado em nossa região”, afirma Roncalio.

Os quatro leitos bloqueados pela regulação do estado para Covid-19 estão assim distribuídos: 1 leito no Hospital Bom Jesus, em Ituporanga; 2 no Hospital Regional, em Rio do Sul, e 1 no Hospital Valdomiro Colautti, em Ibirama.Se esses leitos estiverem ocupados, a alternativa seria transferir os pacientes para cidades maiores, onde, teoricamente, existem mais leitos à disposição. “Acontece que nos grandes centros do estado a situação da Covid-19 está mais grave, o que impede o recebimento de nossos doentes”, salienta a secretária de Saúde de Ituporanga.

Nesta sexta-feira, 17, o Alto Vale do Itajaí registrou  mais uma morte por conta da COVID-19. São 12 ótbitos registrados até o momento. Ao todo 974 casos positivados sendo que destes 626 considerados recuperados. São 11 pacientes internados para tratamento.

 

Outras Notícias