Saúde

Fusavi vai lançar pedra fundamental de nova torre do Hospital Regional, em Rio do Sul

O projeto prevê a construção de 26 mil metros quadrados, num total de 14 andares.

Fusavi vai lançar pedra fundamental de nova torre do Hospital Regional, em Rio do Sul Nova ala do hospital regional - Foto: Divulgação

 

O desafio da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí é construir uma torre do Hospital Regional de Rio do Sul, com aproximadamente 26 mil metros quadrados, distribuídos em 14 pavimentos, que vai abrigar o novo centro cirúrgico e obstétrico, além da UTI, ampliação do número de leitos e de vagas de estacionamento. O anúncio foi feito pelo presidente da Fusavi, Giovani Nascimento, durante coletiva de imprensa, na qual abordou ainda a programação alusiva aos 25 anos de abertura do hospital, que acontece no domingo (15). O projeto já está pronto e o lançamento da pedra fundamental deve acontecer em breve.

Nascimento lembrou que quando o hospital estava sendo construído era chamado de “elefante branco”, levando em conta a população da região. A obra foi iniciada em 1979 na gestão do prefeito Luiz Adelar Soldatelli. Após paralização de seis anos e oito meses, o ex-prefeito Nódgi Pellizzetti nomeou em 1989 uma comissão, que ficou responsável pela continuidade da obra no ano seguinte. “Naquela época muita gente chamava o Soldatelli (Luiz) de louco, mas ai está esse hospital”. O presidente observou que pensando no futuro a fundação estará lançando em breve a pedra fundamental da nova ala. “Os recursos vamos buscar posteriormente”.

Nas comemorações do jubileu de prata de funcionamento a Fusavi vai homenagear na quinta-feira  (12) às 19h30 colaboradores com 25, 20, 15 e 10 anos, num total de 42, que prestam serviços ao Hospital Regional. Destas 17 têm registro em carteira no dia 15 de setembro de 1994. Mas quatro já trabalhavam desde a construção. É o caso do atual gerente operacional, Oldair Piva, que começou no departamento de compras e financeiro há 28 anos. “Grande parte da minha vida passei aqui dentro do hospital e espero permanecer por um bom tempo”, complementou.

A programação alusiva aos 25 anos de funcionamento prevê ainda no sábado (14) o tradicional café beneficente, promovido pelo Grupo de Voluntários do Hospital Regional, no Encontro dos Rios, a partir das 15h. Os cartões estão à venda na tesouraria do hospital e também pelos voluntários e custam R$ 30,00. No domingo a partir das 9h tem a caminhada que encerra a “Gincana da Acreditação”, com saída do Parque Harry Hobus. Na segunda-feira todo o quadro funcional do hospital receberá um presente. A programação encerra na quinta-feira (19), quando a Câmara de Vereadores, em sessão solene às 18h, prestará homenagem à Fusavi pelos 25 anos de funcionamento do hospital.

Outras Notícias