Saúde

Fusavi ativa 10 leitos da UTI para pacientes com a COVID-19

A decisão da diretoria foi tomada mesmo desconhecendo a data do credenciamento.

Fusavi ativa 10 leitos da UTI para pacientes com a COVID-19 Hospital Regional Alto Vale em Rio do Sul - Foto: Divulgação

 

A Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí decidiu colocar em funcionamento os 10 novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Rio do Sul para receber pacientes com COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. O presidente da Fusavi, Osmar Peters, adiantou que a medida foi tomada mesmo sem o pedido formal do governo do Estado e o credenciamento por parte do Ministério. A taxa de ocupação nas UTIs de diversas em diversas regiões é diferente de Rio do Sul. No boletim divulgado nesta segunda-feira às 11h constava apenas três pacientes confirmados na unidade.

Peters colocou que desde março a instituição desativou o quinto andar para a implantação do quinto andar, colocando à disposição da Secretaria de Estado da Saúde para a eventual implantação de até 20 leitos. “Neste período foram compradas as camas e os monitores e tivemos a doação  de 10 respiradores por parte do governo e mais um da FIESC, através do Fundo Empresarial, em parceria com a Pamplona Alimentos”. O presidente observou que com tudo pronto o passou seguinte foi o treinamento da equipe já que equipamentos são diferentes dos atuais. “Foi pensando na sociedade catarinense que abrimos a UTI, independente da data do credenciamento”, complementou.

 

Por Assessoria de Imprensa HRAV

Outras Notícias