Saúde

Força Tarefa apreende 800kg de carne e derivados, deteriorados em SC

Em um único estabelecimento, foram recolhidos 200kg de carne de gado imprópria para o consumo

Força Tarefa apreende 800kg de carne e derivados, deteriorados em SC Foto: Força Tarefa Caoagro

 

A Força-Tarefa, composta por integrantes do Caoagro, Cidasc, Vigilância Sanitária e Polícia Civil, estava deu início ao trabalho nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (14). O alvo da operação foi o município de Lages. O grupo se diviu em dois para fiscalizar mercados, açougues e mercearias que comercializam carne de origem animal (gado, porco, ovelha, peixe e outros). Foram apreendidos 800kg de carne e derivados. 

A determinação era a fiscalização da procedência, com as respectivas Notas Fiscais, a data de validade, e a sanidade do produto, “uma vez que a carne que não preencha esses requisitos básicos fatalmente poderá causar sérios riscos à saúde da população”, destacou um integrante da Força-Tarefa.

Houve situação em um estabelecimento comercial onde foram apreendidos 200kg de carne de gado, de origem duvidosa, e com aparência visível de estar deteriorada. ainda pior, era a qualidade do produto, visivelmente deteriorada. Logo, imprópria para o consumo. 

 

Incineração

Toda a mercadoria apreendida foi levada para ser imediatamente incinerada, já que a situação é de risco para a saúde pública, e de forma alguma poderia ser consumida.

Por fim, um dos representantes da operação conjunta informou que operações desta natureza estarão sendo realizadas com mais frequência justamente por se tratar de produtos de consumo humano, e que desta forma necessitam, obrigatoriamente, estar dentro das normas da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.

 

Fonte: Força-Tarefa Caoagro

Outras Notícias